- Área: 458000 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Bill Timmerman
-
Fabricantes: Grand Rapids Chair Company, Koraseal, Viracon, Zodiac
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Booker na Universidade Estadual do Arizona é um novo edifício de 7 pavimentos com uma superfície total de 42.500 metros quadrados para estudantes de primeiro ano da graduação em engenharia. O edifício conta com 1.582 camas, 5 apartamentos para funcionários, um refeitório de 2.500 metros quadrados e 525 assentos, uma loja de conveniência, vários estúdios para os alunos e salas sociais, além de um grande laboratório, salas flexíveis e uma academia de ginástica.
Projeto sustentável para um clima desértico
Utilizando a linguagem vernacular da arquitetura do deserto como ponto de partida, a equipe de desenho procurou criar um edifício sustentável e adequado a seu contexto que pudesse suportar e, inclusive aproveitar, o duro clima desértico de Tempe.
A localização, a forma e a distribuição do edifício se desenvolvem através de extensos estudos de sombreamento no lugar restrito do campus. A forma em 8 do complexo posiciona as duas massas de construção primárias em posições paralelas orientadas de leste a oeste, o que permite que o edifício se "auto-sombreie" em pátios internos e fachadas.
A fachada sul incorpora visores em forma de U e uma série de grades verticais perfuradas projetadas e posicionadas de acordo com um algoritmo sofisticado, que apresentam um interesse visual e garantem um controle apropriado da luz natural única da localização de cada janela na fachada. A concentração também facilita o movimento do vento, que flui predominantemente do oeste, através dos pátios sombreados internos, e entre as massas do edifício. Os painéis metálicos perfurados nas pontes e corredores do edifício promovem fluxo de ar através desses espaços. A água da chuva é captada desde a cobertura e nutre as áreas de paisagem selecionadas em bioswales, o que reduz a dependência de água potável ao mesmo tempo que reduz a quantidade de infraestrutura subterrânea de tubulações e instalações. O edifício está no processo de conquistar a certificação LEED Gold.
Viver/Aprender
Como um novo lar para estudantes de engenharia, a equipe de projeto buscou expressar honestamente os elementos de engenharia e desenho sustentável em todo o complexo, transformando o edifício em uma ferramenta de aprendizado. Os exemplos incluem uma sala mecânica exposta no térreo com sinalização gráfica que denota a função de cada peça do equipamento.
Um grande laboratório de fabricação goza de uma localização proeminente e muito visível no térreo do edifício, ampliando o núcleo acadêmico do campus e fornecendo aos residentes do espaço recursos para continuar o trabalho de sala e ideias experimentais a qualquer momento do dia. O laboratório conta com paredes de vidro deslizantes que permitem que as atividades extrapolem para o lado de fora do edifício, onde os pedestais de exposição permitem aos estudantes residentes que apresentem seu trabalho e convidem os visitantes a aprender mais sobre o programa de engenharia da ASU.