Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em uma zona residencial de Santiago aos pés da Cordilheira dos Andes. O terreno situado na parte leste de uma pequena montanha, alguns poucos quilômetros a frente da Cordilheira, cria uma relação de frontalidade e uma percepção de amplitude, pouco habituais desde o nível da cidade. Essa presença poderosa da Cordilheira, junto a uma topografia de inclinação acentuada, são as condições matrizes para o desenvolvimento do projeto. A residência está disposta na inclinação em dois níveis, a cobertura do volume superior está no nível da rua, construindo uma espacialidade que oculta a volumetria da casa e confere ao espaço público um vínculo com a Cordilheira. Isso é acentuado com um espelho d´água sobre essa cobertura que reflete a Cordilheira em direção ao acesso do terreno, transformando-a na fachada principal da residência. No nível superior, estão dispostos os espaços mais públicos da casa, o volume está suspenso em relação à largura do terreno, permitindo que o espaço principal da residência tenha uma vista completamente aberta da Cordilheira dos Andes. Essa abordagem está equilibrada com uma série de claraboias coloridas feitas em aço, que traz iluminação natural durante à tarde e busca construir certos pontos focais no espaço interior da sala de estar/jantar e cozinha.
Esse volume está apoiado em uma barra disposta contra a parte sul no sentido da inclinação que contem os dormitórios da casa e, no muro portante ao norte. Entre ambos cria-se um espaço exterior que permite reconhecer a topografia original do terreno e projetando-se para a paisagem, passando livremente por baixo do volume público. Nesse espaço, muito vinculado a residência, surge o pátio de acesso, um estar coberto conectado ao estar familiar, uma área de jardim e a piscina. No volume inferior, os dormitórios das crianças e a sala de estar da família estão vinculados a este espaço exterior quanto o dormitório principal é projetado em direção à vista da Cordilheira, ganhando certa independência. Sua cobertura-jardim serve como um espaço exterior para a sala de estar/jantar comunicando-a com o terreno e com o espaço da piscina através de uma escada.
Materialmente, a residência busca um marco de neutralidade no acabamento branco que limita os planos de água, vegetação, concreto negro e madeira, e ressalta os elementos em aço das varandas, janelas e claraboias.