-
Arquitetos: COBE
- Área: 10000 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Rasmus Hjortshøj - COAST, Maria Gonzalez
-
Fabricantes: &Tradition, Anker & Co, Ideal Work, Randi, Skandinaviska Glassystem, Swedoor
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é parte da transformação de Nordhav em Copenhague, um grande empreendimento pós-industrial, atualmente sendo convertido em um novo distrito da cidade. Projetado pelos arquitetos dinamarqueses da COBE, um grande silo de armazenamento de grãos e o maior edifício industrial da área foi transformado n'O Silo, um complexo de apartamentos residenciais e funções públicas.
Transformação de dentro pra fora
Para atualizar o padrão da fachada de concreto industrial, o exterior do edifício foi revestido, e os interiores foram preservados em seu aspecto cru e o mais original possível. Uma fachada externa angulada feita em aço galvanizado foi instalada para servir como escudo climático. Isso permitiu que fosse mantida a característica da volumetria geral do edifício.
Dan Stubbergaard, Fundador e Diretor Criativo de COBE, comenta: “Queríamos reter o espírito do edifício o máximo possível - tanto em termos de seu exterior monolítico quanto seus interiores majestosos em concreto, ao simplesmente dar uma nova roupagem externa. O objetivo foi transformar de dentro pra fora de tal maneira que os novos habitantes e a vida urbana do entorno destacassem a identidade e patrimônio da estrutura. Para isso, o uso de aço galvanizado para a fachada, que envelhece de forma bruta e retém o caráter original da área do porto e as características do material, proporcionando uma rugosidade e beleza em aspectos crus da região, como em seu passado industrial."
38 apartamentos
A variação espacial dentro do silo é enorme devido às variadas funções de armazenamento e logística dos grãos, criando espaço para 38 apartamentos únicos. Apartamentos de apenas um pavimento e unidades duplex variam de 106 m² à 401 m², com pé direitos de até 7 m. Todos os apartamentos possuem janelas panorâmicas do piso ao teto e varandas, e em muitos deles foram mantidos suas características de concreto aparente. As esquadrias são ocultas na sua face externa nas paredes existentes de concreto, oferecendo vistas expansivas do skyline da cidade e da costa de Oresund.
Uma mescla de funções privadas e públicas
Tanto o térreo quanto a cobertura possuem acesso público. A cobertura consiste em uma caixa de vidro espelhado que abriga um restaurante público com vistas de 360º da cidade e do mar. A fachada de vidro espelha o entorno durante o dia, e durante a noite brilha uma luz suave. O térreo é desenhado para ser um espaço flexível para eventos.
Dan Stubbergaard comenta: “habitação privada e funções públicas garantem que o edifício permaneça ativo durante todo o dia. As funções públicas no topo e na base também garantem uma experiência multidimensional para os vários usuários do edifício. Da cobertura é possível ver toda Copenhague em uma vista panorâmica. O silo será habitado, mas também será uma destinação. Um ponto focal urbano para o novo empreendimento em Nordhavn".
“Ao revitalizar nosso patrimônio industrial, descobrimos novos potenciais e destacamos os traços históricos de nossas cidades. Eles representam um recurso já construído, representam nossa história. Ao fazê-lo, transformamos o que muitas pessoas enxergam como lixo industrial em tesouro.”
O Silo foi inaugurado em maio de 2017, quando os primeiros residentes fizeram mudança. O restaurante abre ainda no final deste ano.