- Área: 1300 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Marco Zanta
-
Fabricantes: Barthelme, GLIP, Kraler, Pellegrini, Stoll Bachmann, Vitralux
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício completa uma área dedicada às compras de luxo em Toblach, Tyrol do Sul, na Itália, da marca de Franz Kraler.
O projeto nasceu para expandir os espaços expositivos da estrutura e conectar o edifício original com a área do entorno ao mesmo tempo. Em 2009, a primeira parte do projeto teve a reconstrução completa do edifício histórico com a reforma da estrutura na base de um projeto que data do início de 1900.
A abordagem do projeto parte da historicidade do edifício e da natureza do território por um tipo de arquitetura e natureza dos materiais.
Os materiais são provenientes da região e a tipologia construtiva que adota grandes aberturas resulta do fato da vontade de mesclar o edifício com o entorno.
A expansão que teve sua execução no verão de 2016 é a consequência natural do processo evolutivo.
O projeto se espalha por uma área de 1300 m² para criar 300 m³ de espaços multiuso, e uma praça parcialmente coberta de 600 m².
Pequenos volumes do edifício foram demolidos, e em seu lugar, criou-se espaço para um edifício semi coberto, que tem como objetivo principal ser lentamente descoberto pelo visitante sem exibir sua magnificência, mas revelando-se lentamente até que a mensagem seja totalmente compreendida.
É a terra, a mãe deste lugar, e de dentro dela jóias preciosas saem de nós e procuram perspectivas maravilhosas. Mas para entender esses aspectos, é preciso entrar dentro do seu ventre, descobrir como isso pode ser bom, nunca parar no primeiro olhar distraído.
E então a grande parede folhada a ouro 24 quilates simboliza a importância do que está sob o edifício, e o o grande olho em pedra dolomita nos dá a oportunidade de concentrar melhor no que nós cuidadosamente olhamos no dia a dia sem atenção.
Mesmo neste segundo capítulo, a sustentabilidade da intervenção é o protagonista, exasperando o conceito do clima para reduzir o consumo e dispersão ao máximo, transferindo para arquitetura comercial conceitos utilizados na residencial.
O cuidado com o detalhe enfatiza a simplicidade das linhas guias e a gênesis dos poucos materiais adotados na intervenção, clarificando os espaços s funções. A nova estrutura é como um presente que a Família Kraler concebeu para este espaço de origem ao mesclar comércio com um espaço destinado à eventos.