- Área: 350 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Whit Preston
-
Fabricantes: Delta Millworks, Flos, Isokern, Kolbe
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno de um acre é uma faixa estreita da ladeira somente algumas quadras acima da movimentada avenida South Congress com vistas para as árvores do centro da cidade. As rochas e a vegetação nativa rodeiam a propriedade, em consonância com o caráter informal da vizinhança.
Resolvendo simultaneamente a resposta ao terreno e ao cliente, ele, um músico que queria um volume moderno com vistas para o centro e ela, uma praticante de ioga que queria um celeiro com animais, a solução abrange e explora a profundidade e a inclinação do terreno.
Desde o nível da rua, sobe-se uma escada através de uma base de pedra até um terraço elevado capturado pela residência, pórtico e um bosque de carvalho. Somente o pórtico é projetado desde o esbelto bloco para capturar a brisa predominante e permitir vistas interruptas através do terreno.
No centro da residência a parede entre a sala de jantar e o pórtico abre-se para proporcionar uma vida ao ar livre. O volume interior de altura dupla da sala atrai o ar fresco que atravessa a casa. Esta "chaminé solar" combinada com beirais largos e profundos permite o resfriamento passivo em estações temperadas.
A paleta de materiais foi escolhida levando em conta os interesses do proprietário e o contexto do bairro. O exterior de pedra e o revestimento rústico Shou Sugi Ban são mimetizados comodamente na paisagem ao longo da avenida Hillside, enquanto os detalhes em aço e as grandes extensões de vidro atendem a sensibilidades mais modernas. Assim também no interior, paredes brancas polidas contrastam com os azulejos inspirados em mosaicos.
O resultado é uma composição de edificações que reforça uma estética parecida a um assentamento ao redor dos carvalhos antigos. Moderna e rústica, a residência celebra o "espírito do seu lugar".