- Área: 160 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Simone Florena
-
Fabricantes: Gessi, Platek, Saint-Gobain, Santafiora, Schüco
Descrição enviada pela equipe de projeto. Desenhar na Sardenha significa ocupar uma paisagem caracterizada pela vegetação mediterrânea, lagoas e costas íngremes, mas também como uma antiga tradição de edificações rurais elementais: "lo stazzo", casa de pedra feita com uma sequencia linear de habitações individuais, cada uma aberta para fora, separadas por paredes fechadas e com cobertura inclinada.
Essa pequena edificação, a 200 metros do mar, é uma reinterpretação contemporânea da típica construção rural de Gallura. Como os antigos "stazzo" costeiros, em uma posição dominante na colina, próximo da lagoa e da praia, o projeto proporciona um desenvolvimento de unidades retangulares cobertas por telhados inclinados, posicionadas ao longo do eixo norte-sul, com poucas e pequenas brechas nos lados leste e oeste.
A divisão da residência em várias unidades e o desprendimento das mesmas permite "capturar" a paisagem, criando espaços intermediários: um pátio fechado nos dois lados, centrado entre as áreas de estar e de dormir, proporciona sua parte da natureza e representa o coração da vida exterior da residência.
As fachadas simples e lineares, feitas de granito em várias cores, tem nas duas empenas da sala, grandes paredes de vidro abertas sobre a paisagem. Comparada com o tipo "stazzo", que veda estritamente as perspectivas norte e sul, essa é a solução mais evidente.
A vista pura e elemental da edificação se vê reforçada pelos poucos materiais: aço corten, pedra, gesso e telha na cobertura, e por elementos únicos recorrentes como os canais de água.