-
Arquitetos: SAA arquitectura + territorio; SAA arquitectura + territorio
- Área: 185 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Sergio Araneda
-
Fabricantes: Arauco, Cintac®, GLASSTECH, Termocret, Zincalum
Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra está localizada nas margens do lago Rupanco, em um terreno íngreme voltado para o sul, dentro de um bosque de Olivillo, Tepa e Coigue. Dado o valor das espécies arbóreas do entorno, a obra esta baseada na inserção do programa solicitado em relação a trama das árvores existentes.
O programa, uma residência de veraneio, está organizado em três volumes que se agrupam em dois conjuntos, os quais estão localizados em uma relação transversal entre o lago e o bosque, com orientação norte. O primeiro deles contem o programa de acesso e recintos públicos enquanto os outros dois abrigam os dormitórios que se agrupam em torno de um pátio de luz que possui uma árvore centenária no centro.
A utilização de grandes janelas foi definida na proposta para entender o bosque como um primeiro espaço de abrigo, onde a circulação interna da residência estabelece o "sair" para os corredores conectados inteiramente com a paisagem, para logo entrar novamente aos volumes de recintos fechados.
A materialidade é composta pela estrutura de aço em pilotis, a base sobre a qual erguem-se os volumes em painéis OSB e estrutura de madeira aparente. O dimensionamento de muros e vãos está determinado em relação à medida dos painéis. Além disso, utilizou-se pinos dimensionado nas estruturas e madeira local para os móveis.
Como resposta à água da chuva, propõe-se um volume hermético, simples e sem beirais que geram sombra e umidade. A água corre pela calha e desce nos muros da fachada ventilada.
Dedicou-se especial atenção ao desenho específico e detalhado das calhas, onde um sistema permanente direciona a água para o exterior: a cumeeira, o remate da platibanda, tesouras inferiores e exteriores em cada vão, junta de acabamentos, acabamento inferior da fachada, cantoneira interna em todas as conexões entre os painéis e chapas metálicas como pré-armação para as janelas.