-
Arquitetos: Just/Burgeff Architekten; Just/Burgeff Architekten
- Ano: 2016
-
Fotografias:Kirsten Bucher
-
Fabricantes: Brinkmann Stahlbau Metallbau, Freiraum X, RINN, ST Vitrinen Trautmann, Trilux, Verkehrsgesellschaft
Descrição enviada pela equipe de projeto. O serviço de trem local muito utilizado entre o centro da cidade de Frankfurt e o distrito de Preungesheim está sendo atualizado para fornecer acesso sem barreiras. O projeto para o ponto de parada do arquiteto Just / Burgeff, "Glauburgstrasse", na linha U5 emergiu de um concurso de design e construção organizado pela VGF, empresa de transporte público de Frankfurt. Informado da situação urbana particular desta parada, ele desenvolveu uma ideia que vai além de simplesmente fornecer uma plataforma e um abrigo para os passageiros que esperam.
Separadas funcionalmente da estrada real, as plataformas de compensação - para trens de entrada e de saída - são abertas para o ambiente imediato: escadas e rampas se desdobram dos limites estreitos para criar uma paisagem urbana, dando dinamismo e harmonia ao movimento de passageiros, pedestres e moradores locais. Apoiadas nisso, as plataformas com suas camadas sutis fazem a continuação do pavimento; espaços verdes e um sistema táctil que melhora a experiência do usuário. As transições ininterruptas desta parada culminam nas marquises esbeltas que abrigam os passageiros à espera.
Interagindo com a forma triangular da chapa de aço revestida, a armação metálica funciona como dois funis levantados em palafitas. As superfícies dobradas da cobertura direcionam a água da chuva para baixo dentro dos pilares, um painel de vidro de segurança atrás dos assentos oferece proteção adicional aos elementos.
Essa desmaterialização dispensa a visão convencional de um abrigo com uma parte frontal e outra posterior, cumprindo sua função com uma presença semelhante a uma escultura que tem identidade e alta visibilidade. Acessível desde todos os lados, este novo mobiliário urbano distintivo torna-se parte de um espaço público recentemente modulado - a parada, os pavimentos e o ambiente imediato tornam-se uma única entidade.