-
Arquitetos: Gonzalo Iturriaga Atala; Gonzalo Iturriaga Atala
- Área: 60 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Federico Cairoli
-
Fabricantes: Arauco, CHC, GLASSTECH
Descrição enviada pela equipe de projeto. Refúgio para um montanhista. A encomenda consistia em um teto, uma cozinha, um banheiro e um dormitório. O necessário para iniciar ao amanhecer a rota traçada no dia anterior.
A proposta consiste em construir, através de planos e ângulos, uma cobertura que, com seus vincos, permita a entrada e em seus cortes, as vistas ao exterior. Composto por um núcleo central de serviços, se estabelece a forma a partir de dobras que determinam de forma correlativa seu interior e exterior.
Em um extremo, o dormitório principal e um secundário para os equipamentos de montanha. No outro extremo, um cômodo comum, onde a montanha protagoniza a vista para o exterior.
Os revestimentos que conformam o volume são compostos por madeira de pinheiro, elementos metálicos e vidros que se transformam para cumprir duas funções, tanto estrutural quanto volumétrica.
Utilizando uma fachada ventilada em todas as faces e um sistema de pilotis, o refúgio funciona como um elemento hermético suspenso sobre o terreno que, a partir de aberturas específicas, utiliza a corrente ascendente da montanha para ventilar seu interior.
Trata-se do ponto de chegada e partida para cada percurso definido pelo montanhista, um posto de vigilância e de descanso que fornece, em um lugar privilegiado, a oportunidade de contemplar e visitar. Aqui está o refúgio.