- Área: 250 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:BoysPlayNice
-
Fabricantes: Artemide, Eames, Flos, Missoni Home
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desenho funcional e estético do interior construído na pequena cidade de Humpolec, na República Checa em 2005, demostrou as possibilidades de trabalhar em um terreno relativamente pequeno e estreito com numerosas limitações.
A residência foi construída com materiais expostos em seu estado bruto: pisos de concreto polido, uma estrutura de aço galvanizado exposta que forma o eixo básico da residência, chapas metálicas onduladas cobertas com concreto para o teto e uma soleira de concreto como acabamento final da parede. Todo o exterior da residência está revestido com chapas pré-oxidadas de aço (aço corten). O paisagismo do jardim forma parte integral do projeto e, portanto, depois de ter sido rejeitado originalmente pelo público, a residência mistura-se de forma natural com a linha das edificações adjacentes. Graças às antigas árvores plantadas ao redor da residência, ela tornou-se praticamente invisível.
Depois de viver na casa durante 12 anos, o proprietário decidiu renovar o interior e 'suavizar' a crueza original do piso principal da moradia. Foram agregados cômodos adicionais no interior por razões estéticas e funcionais. O parâmetro básico que necessitou ser melhorado foi a acústica do interior. Todas as superfícies refletantes no interior minimalista foram modificadas e a acústica do espaço melhorou consideravelmente através da instalação de painéis de carvalho na cobertura. A madeira está marcada com linhas perpendiculares, criando uma impressão diferente e consistente com certa austeridade. As novas cortinas também aumentaram o conforto acústico e a intimidade do espaço. Outras mudanças estiveram centradas somente no redesenho do interior. A maioria dos novos elementos foi feita sob medida com base nos desenhos produzidos pelo estúdio de arquitetura responsável pelo conceito original e novo. Os novos espaços da cozinha substituem os antigos, funcionalmente obsoletos, enquanto a nova lareira reflete as últimas tendências em calefação. Toda a iluminação e controle da residência sofreram uma mudança importante tanto desde o aspecto como desde a perspectiva energética. O sistema de calefação também sofreu melhorias.
Os proprietários não percebem as renovações como uma reconstrução, mas como camadas funcionais adicionais aplicadas a estrutura original aparente; o velho e o melhorado se complementam entre si e formam um todo harmonioso e novo. "É fantástico que a residência possa responder naturalmente às novas demandas e idades e cresça conosco", afirmaram os proprietários satisfeitos.