- Área: 200 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Yiorgis Yerolymbos
-
Fabricantes: panoramah!®, Room Service
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em um terreno triangular inclinado de frente para o mar, a casa é concebida como uma série de ambientes adjacentes e paralelos. Eles são criados por muros de contenção, uma característica comum na paisagem mediterrânea circundante.
Cada ambiente fica em um nível diferente seguindo a topografia e contém um programa específico. O acesso ao volume de entrada está localizado no nível mais alto do terreno e uma escada faz o desnível entrar na casa. Esta forma de entrar promove a primeira experiência no interior da casa, a de um equipamento de visualização do mar.
Os espaços sociais da casa estão localizados no centro, e ao lado situam-se o quarto principal e os quartos de hóspedes. Cada espaço é focado em uma grande abertura para o sul, contemplando o mar. Além disso, há uma janela menor ao norte, olhando para o declive. Essas aberturas também oferecem uma eficiente ventilação cruzada para os cômodos.
O posicionamento dos volumes gera uma condição que garante que cada terraço externo tenha privacidade mesmo que os volumes estejam adjacentes; não há acesso visual de um terraço para o outro.
As portas que correm entre as paredes duplas marcam a passagem de um espaço para o outro. A noção de "corte" através das paredes sólidas é enfatizada pelo mármore cinza dos limites da construção. As paredes são maciças e construídas de concreto, proporcionando grande massa térmica.
As fachadas leste e oeste, que ficam de frente para a rua e para os edifícios vizinhos, não possuem aberturas. Elas protegem o interior do calor do sol. Isso cria uma configuração pouco visível dos espaços, dando privacidade ao interior, mas com o máximo de vistas para o mar.
No interior há móveis embutidos e espaços de armazenamento; dentro deles mesas, pia de banheiro, armário com prateleiras e a exibição de trabalhos de arte. Esses móveis embutidos são customizados e estão dispostos ao longo da linha central da planta criando uma sequência dinâmica.
O conceito de "agregar" foi um partido para a forma e para a seleção de materiais. Agregar volumes, agregado nas paredes de concreto em bruto, no piso de terrazzo, e coberturas cheias de cascalho e plantas.
Foram utilizados materiais que são muito familiares em interiores residenciais gregos mais antigos, como pisos de terrazzo, que estão presentes em toda a casa, dentro e fora, além de mármore e gesso, mas que foram usados em espaços, formas e combinações que não são tão comuns.