Descrição enviada pela equipe de projeto. A missão do Museu Palestino é ser a plataforma líder, mais confiável e robusta para moldar e comunicar conhecimentos sobre história, sociedade e cultura palestinas.
Para cumprir esta missão, a intenção do cliente foi construir o Museu localizado a 25 km ao norte de Jerusalém (Cisjordânia) em duas fases de construção.
A Fase 1 (concluída em 2016) consiste em uma área construída de 3.500m². Nela, construiu-se um espaço de galeria com controle climático, um anfiteatro, uma cafeteria com assentos ao ar livre, uma biblioteca, salas de aula, depósitos, loja de presentes e espaços administrativos; tudo dentro de 4 hectares de jardins planejados. Durante a Fase 2, o Museu se expandirá para um total de 10.000m².
A cascata de terraços conta uma diversidade de histórias, com cítricos trazidos das rotas comerciais, ervas aromáticas nativas, uma vegetação rica e variada com conexões a leste e a oeste.
O próprio edifício emerge da paisagem para criar um marco para o topo da colina, integrado na paisagem e criando ainda uma forma assertiva que possui uma identidade distinta.
A maior parte da edificação se desenvolve em um pavimento; ela se estende ao longo da encosta do sul para o norte; com vista para os jardins a oeste.
O piso térreo, com a recepção, administração, galerias, sala de exibição e café, abre-se diretamente para os jardins no extremo norte, ao mesmo tempo que contempla um anfiteatro de pedra abaixo, na extremidade sul.
No piso térreo há um Centro de Educação e Pesquisa público com salas de aula, oficinas e espaços administrativos. Este Centro abre-se para um anfiteatro de pedra a oeste.
Além do Centro de Educação e Pesquisa, os principais espaços de coleções de arte, arquivos fotográficos e manuseio de arte estão todos localizados no piso inferior. Esses espaços não são acessíveis ao público e estão voltados para uma doca segura no lado leste do edifício.
O edifício será o primeiro edifício com certificação LEED na Palestina.