- Área: 480 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Oscar Hernández
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Alcon Lighting®, BUVARDIA, CASA SEVILLA, Cemex, ESTEVEZ, Helvex, Legrand / Bticino, Modul Studio, TRAMEVI, Villeroy & Boch
Descrição enviada pela equipe de projeto. A exploração de volumes cria a distribuição dos espaços e ambientes da Casa Kalyvas em um terreno de 900 m2. Esse manejo volumétrico produziu 5 fachadas compostas por elementos de concreto, pedras da região, madeira de Parota e anéis de vigas de aço que rodeiam a obra unindo os volumes arquitetônicos.
A ideia principal foi de criar momentos mais íntimos que se encontram em equilíbrio com as grandes vistas do entorno.
Casa Kalyvas integra-se completamente em seu entorno, que se refere a um único condomínio que conta com mais de 200 árvores de Parota na cidade de Colima, o que produz um microclima e um riacho. Assim a obra está completamente envolta por essa vegetação, aproveitando-a em todos os sentidos.
Kalyvas não acaba com os limites físicos de sua propriedade, mas com os limites externos do entorno, a maioria das vezes verde, e em algumas temporadas do ano das imensas copas das Parotas que criam um jogo de luzes e sombras que mudam dentro de todos os espaços internos e externos, transformando-se em enormes coberturas que dão frescor à residência, além de serem árvores emblemáticas da cidade.
A geometria nos volumes de formas muito retas que se gera entre os elementos arquitetônicos permite dar diferentes vistas e gerando ambientes únicos com ajuda dos diversos jardins internos, deixando espaços abertos e iluminados, mas muito privados.
A temperatura da madeira, da mesma árvore de Parota, tem como resultado uma enorme presença sobre os materiais mais sóbrios e frios como o concreto, o aço e a pedra.
A complexidade do manejo correto do concreto, além da união das lajes com o anel de vigas de aço, demandaram a inigualável mão de obra artesanal mexicana para o detalhado trabalho com o concreto natural e o assentamento das pedras, elementos fundamentais para a Casa Kalyvas.
Uma obra complexa por seus acabamentos, desde as paredes moldadas com acabamento em concreto aparente (realizado de forma artesanal), como o uso da estrutura mista conectando anéis de aço aparentes em lajes e paredes, criando, assim, uma estrutura firme com lajes em balanço que dão grande interesse e questionamento construtivo à obra.
O pátio central foi destinado à piscina e à área de convivência, sendo este o coração da residência, criando uma varanda rodeada por vegetação e uma grande árvore ceiba que o atravessa. Nesse local da casa é possível escutar o relaxante som da fonte em conjunto a todo seu entorno.
Os jardins são parte fundamental do projeto, criando diversas atmosferas em cada um dos espaços, deixando uma sensação de frescor.
O pavimento superior foi destinado aos dormitórios, deixando o quarto principal em uma situação bastante reservada ao vincula-lo com uma ponte de madeira que cruza sobre o pé direito duplo. Cada dormitório tem sua própria varanda, para que seja possível aproveitar o entorno do condomínio, seu micro-clima, ecossistema, amanheceres e entardeceres. Assim, conseguimos separar a área social que está localizada no térreo.
A varanda do dormitório principal conta com uma série de diversos tipos de cactos e suculentas, contrastando de maneira muito sóbria com os elementos de concreto, aço e pedra.
Os volumes que compõem a Casa Kalyvas criam canais de ventilação e frescor graças à orientação dada aos mesmos e a localização dos vãos que permitem a entrada de ar. O conceito principal é viver na parte externa, tendo um espaço único, sem a necessidade de divisões por paredes.