- Área: 4000 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Rural Urban Framework
Descrição enviada pela equipe de projeto. A vila Jintai está localizada próxima a Guangyuan, província de Sichuan, um dos lugares mais afetados pelo terremoto de Wenchuan, de 12 maio de 2008. O desastre deixou quase 5 milhões de pessoas sem lar e calcula-se que 80% de todos os edifícios na área afetada foram destruídos. Foram realizados grandes esforços de reconstrução, entretanto, em julho de 2011, após fortes chuvas e deslizamentos de terra na região ao redor da aldeia de Jintai, muitas casas recém reconstruídas e algumas em processo foram destruídas mais uma vez. Com o apoio do governo local e as ONGs, este projeto demostra um modelo social e ambientalmente sustentável para a reconstrução no caso de terremotos ao mesmo tempo que examina os numerosas nuances da reconstrução de uma comunidade.
Reconstruíram um total de 22 casas, incluindo um centro comunitário. A estratégia de desenho proporciona quatro tipos diferentes de casas que se diferenciam em tamanho, função e seus secções de cobertura. Esses demostram novos usos de materiais locais, um teto verde escalonado, tecnologias de biogás e alojamento para porcos e frangos. Um pátio vertical aumenta a luz e a ventilação e canaliza a água da chuva para seu armazenamento. O desenho também investe no tratamento de água residuais nos leitos de juncos e a criação coletiva de animais. Ao relacionar vários programas da aldeia com um ciclo ecológico, aumenta-se a capacidade de resposta do entorno, transformando a aldeia em um modelo para as áreas próximas.
Devido à terra disponível para a construção de moradias ser limitada, a aldeia combina uma densa vida urbana em um contexto rural. As coberturas suportam a agricultura doméstica individual, enquanto os espaços abertos no térreo permitem ateliês individuais de propriedade familiar. O desenho do povoado conserva o ideal do bem comum e propõe um reflorestamento da paisagem rural moderna.
Essa é uma pesquisa sobre os meios de vida rurais modernos. Com dezenas de milhares de aldeias recentemente planificadas que são produzidas hoje na China, o desafio é planificar povoados como lugares autênticos através dos quais a organização espacial e a expressão física derivam diretamente da sua relação com o entorno natural.
Nota: Este projeto foi originalmente publicado em 12 Dezembro, 2017