- Área: 143 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Andres Garcia Lachner
-
Fabricantes: Esteban, HERRERA, INNOVA
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em uma área residencial, nos Três Rios, província de Cartago, Costa Rica. A residência é formada a partir de dois volumes básicos que separam o espaço privado do social, esses se dividem por meio do jardim e se conectam pelo acesso principal.
Desde a rua, observa-se parte do interior, isso permite gerar vários níveis de leitura, criando uma percepção de amplitude e permeabilidade. Ao acessar o hall, encontra-se uma dupla camada de vidro que dá uma visão transversal até o fundo do jardim, trabalhando com a profundidade.
O volume de concreto contem uma planta livre com variações de alturas, distribuindo em planta baixa a área comum (cozinha, sala de estar e jantar) e no mezanino o estúdio e um quarto escuro de fotografia. Para gerar privacidade entre as habitações, elas foram posicionadas nos extremos do volume de zinco, separadas por um bloco molhado (banheiros e lavanderia).
Aproveitou-se o percurso do sol para criar sombras e mudar os espaços conforme as horas do dia e o uso. A luz converte-se em um dos elementos principais, comportando-se como uma textura que cria atmosferas mutantes.
Escolheu-se uma gama de cores (branco, negro e cinza) para delimitar e emoldurar os espaços. As texturas do concreto e zinco reforçam as linhas puras da casa. Buscou-se materialidades básicas como concreto e zinco para acentuar a simplicidade do projeto. As pedras utilizadas no jardim são os únicos elementos minerais escolhidos também em um tom cinza para manter a sobriedade do conjunto.
Os jardins funcionam como pátios, espaços contemplativos da casa, produzindo uma sensação de silêncio e tranquilidade que surge no seu interior.