-
Arquitetos: Estúdio BRA Arquitetura
- Área: 38 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Maíra Acayaba
-
Fabricantes: Jca Marcenaria, Pedracor, Portobello
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consistiu em reformar para um jovem casal o apartamento de 38m² em um prédio recém construído no bairro do Brooklin em São Paulo.
Por tratar-se de um espaço reduzido o programa fechado teve de ser concentrado, optou-se por adensar todos os itens que poderiam gerar barreiras visuais em blocos e encostá-los às poucas paredes do apartamento de um dormitório, já o mobiliário das área de convívio é todo baixo e por isso possibilita que o espaço seja visto de uma ponta a outra a qualquer momento, dessa forma a planta respira da melhor forma possível e deixa os moradores em constante contato com a vista da cidade que o décimo sétimo andar lhes proporciona.
No bloco encostado à parede oposta da entrada, temos banheiro e guarda-roupas, que se juntam em um bloco verde construído em marcenaria, no móvel temos quatro portas e uma delas esconde o banheiro do casal.
Do lado oposto, um móvel linear azul medindo cinco metros e meio de comprimento acomoda os eletrodomésticos, bancada para lavagem e preparo de refeições, e por fim, já na sacada, acomodou-se a área de serviço onde discretamente foi posicionada a lavanderia, já que recebeu um tanque embutido e uma lava e seca que enquanto não está em uso fica fechada por duas portas em marcenaria.
Os materiais são simples respostas às necessidades de cada espaço, a marcenaria azul e verde foram revestidas com um laminado industrializado de alta resistência e os móveis da área de convívio e do mini escritório receberam lâmina de pinho natural, o apartamento inteiro tem o mesmo piso porcelanato cinza e paredes pintadas em branco, com exceção do box que recebeu porcelanato verde no piso e em suas paredes.