-
Arquitetos: Raffo Arquitetura
- Área: 372 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Marcos Fertonani
-
Fabricantes: Atlas Concorde, Bravat Brasil, Donelli Moveis, Elite Esquadrias de Alumínio, Ibi Mármore Marmoraria, Jaccuzi, La Fonte, Madeireira Madeireste, Metais, Portobello, Santa Luzia, Tormena Movelaria
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma composição de volumes e planos, a edificação se encaixa entre aberturas e fechamentos, respeitando os anseios funcionais apontados pela família e as características naturais do entorno. A edificação tem seu maior funcionamento concentrado e um nível apenas, dando ao projeto um caráter de casa térrea, compartilhando iluminação e ventilação abundantes integrados por uma piscina central. Os pavimentos superiores e inferiores abrigam atividades esporádicas e de uso privativo.
A configuração volumétrica e a forma que a edificação esta implantada traduz a intenção da família de receber amigos e manter a privacidade, aliada a técnica de melhor aproveitamento das energias naturais, captando sol da manhã e ventilação dominante.
A madeira que dá o nome à casa, foi pensada desde o início, e a natureza dela é ressaltada em detalhes da fachada, pisos, forros e revestimentos internos, equilibrando aspectos térmicos e estéticos.
Uma grande abertura horizontal superior na fachada funciona como uma grande luminária natural sobre a área social da casa, permite que a iluminação entre durante o dia e durante a noite ressalte as linhas da casa. Na circulação superior ainda é possível através desta abertura, contemplar a copa das arvores e o horizonte sul de Londrina.
Na vista frontal as linhas retas dos volumes equilibram-se em um diálogo com os ângulos presentes no acesso a garagem, no forro superior de cumaru e no coroamento metálico.