- Área: 2056 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Brasil Visual, Ceusa, Giliolli Granitos, Itaci Ulian, Pavicerto, Vidro Fácil
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Caxias do Sul, o prédio ocupa uma esquina ampla, devido à pré-condição de alargamento das vias, tornando-as muito largas e de grande fluxo. Prédios baixos e de pequenas escalas ocupam o entorno. Nesse cenário a edificação torna-se protagonista, sendo ponto focal por onde venham as pessoas e veículos. O edifício comercial possui sete pavimentos: subsolo de estacionamento, três lojas térreas dotadas de mezanino, três pavimentos com quatro salas comerciais aéreas cada e cobertura técnica. A escala menor do prédio (a área total construída é de cerca de 2,000 m²) e a implantação em uma esquina nos permitiu “esculpir” o prisma primário e transformá-lo.
A pequena edificação fica hierarquizada em térreo com lojas protegidas por uma marquise que se projeta três metros em direção à rua. O mezanino fica entre a marquise e o primeiro pavimento tipo, este último o protege como se o pavimento recuasse em relação ao volume principal. De maneira que o prédio criasse uma transição entre seus vizinhos, foram criados volumes verticais que servem de anteparos para futuras edificações que ali possam se instalar, assim a edificação pode surgir solta, livre de regulações do ritmo do entorno.
No pavimento tipo as subtrações e adições criam um “vai e vem” de volumes, identificando as salas aéreas. A intenção foi criar visuais distintos com a fachada que passa a ser dinâmica. A composição baseada em “caixas” que saltam do corpo do prédio como mirantes, criam movimento e tensão. Os materiais utilizados ressaltam os blocos independentes, enquanto no térreo ao nível do passeio temos granito preto nos pilares entre lojas e acm cinza na marquise, no corpo do prédio temos as paredes de alvenaria rebocada e pintada com fechamento em panos de pele de vidro. O revestimento em cerâmica porcelanizada marca a divisão entre unidades.