- Área: 80 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Imagen Subliminal
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito deste espaço surge da busca por uma referência de um mundo tão representativo como o do vinho e seus espaços de venda.
No nosso imaginário existem muitas referências a tal universo. Na busca pela abstração dessas imagens, surge a circunferência.
A circunferência presente nesses enormes barris de madeira que vemos nas adegas, empilhados de diferentes maneiras.
A circunferência presente nas garrafas.
A circunferência presente nas antigas adegas abobadadas.
A circunferência que nos faz entrar em tais barris como forma condutora do projeto.
A sobreposição de várias circunferências, tanto no sentido transversal como no longitudinal do local, gera um espaço no qual aparecem as situações requeridas por uma loja de vinhos: vitrine, mesa de degustação e espaços para exibição - venda.
Essa cadeia de curvas cria uma série de arcos no espaço que linearmente será lido como abóbodas, um sistema construtivo que nos evoca a essas antigas adegas subterrâneas.
Uma vez gerada esta grande envolvente, a atomizamos no seu sentido longitudinal dividindo-a em elementos verticais a cada 15 cm, alcançando duas fachadas completas para a exposição do produto.
Agora, o espaço é lido como uma sucessão de elementos em madeira, nos quais nosso fio condutor, a circunferência, está ainda mais presente.
Para completar o espaço, os materiais no projeto são três: madeira para a camada externa, solo pétreo e espelho.
A madeira dos barris, o chão de pedra das antigas adegas e os espelhos que geram amplitude e um mundo de reflexões fazem com que esses círculos pareçam conter algum tipo de líquido.