-
Arquitetos: Linehouse
- Área: 134 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Jonathan Leijonhufvud
Descrição enviada pela equipe de projeto. A marca canadense Herschel Supply encarregou a Linehouse para o desenho do seu primeiro escritório na China, localizado em uma zona residencial urbana em Xangai. O terreno ocupa uma área onde muitos edifícios residenciais velhos estão sendo demolidos. Os resquícios desses edifícios permanecem, permitindo um vislumbre do que pode haver sido alguma vez a vida cotidiana de Xangai. As residências são despojadas, revelando camadas de materiais secionadas e vazias. Esse processo de desconstrução público versus privado foi a narrativa de condução para o conceito do escritório da Herschel.
Linehouse inseriu uma moldura de metal negro no espaço para formar uma sala de estar com área de assentos, despensa, sala de reuniões, banheiro e depósito.
O vidro, por sua vez, divide os diferentes programas, permitindo a transparência em todo o recinto. O espaço aberto circundante funciona como área de trabalho.
A estrutura está revestida em aço inoxidável corrugado, perfurado e sólido. Através do processo de revelar e tirar o revestimento, ficam expostas as estruturas, buracos no teto e paredes de concreto.
Essa estrutura utilitária é operável com portas de correr corrugadas até a sala de reunião e área de despensa. Ali é possível fechar ou abrir dependendo do isolamento requerido.
Ao aproximar-se do terreno, a metade do volume deixa um rastro na fachada exterior. O vazio circundante da estrutura está preenchido com uma combinação de tijolo reciclado. Uma porta pivotante de metal cru leva ao interior. Essa fachada operável abre-se a via, desenhando o exterior e interior, permitindo que a área de assentos interior seja uma extensão da paisagem da rua.
Originalmente publicado em 24 de Dezembro de 2017