-
Arquitetos: Atelier Général; Atelier Général
- Área: 213 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Adrien Williams
-
Fabricantes: Luminaire Authentik, Montréal-les-Bains, OlympiaTile+Stone, Shalwin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Construída na encosta do Mount Shefford, a casa esta implantada entre um declive com vista da paisagem natural de um lado, e uma topografia íngrime ascendente com pedras e árvores do outro.
A ideia inicial para este projeto era de fundir com a montanha, se aninhando no terreno. Ao adentrar no terreno por sua cota mais baixa, vemos um volume escuro que parece emergir da montanha e se destacar da vegetação do entorno. Sua forma preta e truncada conversa com a projeção das pedras e do terreno natural. As áreas de estar, localizadas no pavimento térreo, oferecem uma relação íntima entre o habitante e o ambiente natural a partir de um terraço desenhado pela topografia. Na outra extremidade, a casa se estende em balanço sobre um vazio, permitindo uma vista para a copa das árvores.
O acesso ocorre debaixo da projeção da casa. Dali, uma escada de madeira leva até o piso térreo, onde os espaços internos se dispõe livremente sobre uma cobertura de madeira laminada aparente. As paredes se abrem ao final de cada eixo, permitindo a vista e uma relação com as árvores de seu entorno, criando uma sensação de proteção pela cobertura de madeira imersa nas árvores.
A cozinha, com acabamentos em laminado de pinho branco, é emoldurada por dois blocos brancos paralelos que conformam uma conexão indireta com a sala de jantar. Esse espaço se abre completamente para o declive ascendente, dialogando com as estruturas rochosas ali presentes e integradas ao terraço. Na suíte master, o banheiro está localizado no perímetro da casa, no qual uma banheira foi colocada no cômodo, de frente para uma grande janela que permite intimidade e privacidade com vista para a floresta. Entre o banheiro e a sala de estar, uma varanda triangular se abre para a copa das árvores, como um ninho empoleirado no vazio da paisagem. Assim como a casa como um todo, um refúgio que é ancorado e aéreo.