
- Área: 848 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Rafael Gamo
-
Fabricantes: GRAPHISOFT

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência OL está localizada na periferia da Cidade do México em um empreendimento de 40 lotes com 5000 m2 cada um. Quando iniciamos o processo de desenho nenhum dos lotes vizinhos havia iniciado a construção. O entorno de natureza intacta inspirou a primeira reação da equipe: preservar essa condição em todos os sentidos.
O TERRENO
A residência é percebida como uma parte integrante do seu entorno, como se tivesse nascido da própria terra. Decidimos colocá-la em um clarão do terreno para preservar tantas árvores quanto fosse possível e evitar movimentos de terra desnecessários. Figurativa e literal, cada espaço desta casa possui uma conexão direta com o exterior.


O ESQUEMA
A fim de evitar a sobreposição de elementos na residência criando uma barreira física dentro da paisagem natural, desenhou-se um "filtro de privacidade", ocultando/protegendo a abertura da residência da vista para a rua. Isso consiste em uma sequência de muros de pedra que permite aos diferentes espaços abrirem-se completamente a paisagem e vistas, sem comprometer a privacidade. No plano perpendicular dessas paredes de pedra existe uma linha reta que se materializou como uma ponte flutuante de entrada que converte-se em um corredor e termina como um espelho d'água exterior que divide as funções principais da residência: espaços públicos, por um lado, e os dormitórios privados do outro. Volumetricamente, esse esquema permite que a paisagem flua dentro e fora dos espaços, esfumaçando a divisão entre a residência e o jardim, permitindo com que funcionem como um elemento único.

OS MATERIAIS
A escolha dos materiais e acabamentos foi de especial importância no nosso objetivo de vincular as edificações e a paisagem. Utilizou-se o mármore como um dos principais elementos para criar integração natural. Vidro, concreto, madeira, pedra e aço também foram utilizados para complementar o principal objetivo de desenho. Três paredes de pedra maciça com acabamento áspero (procedente de uma pedreira da região) organizam, estruturam e contem a residência. Concreto e aço definem os elementos estruturais, às vezes assentados, outras em balanço sobre o terreno.

