- Área: 275 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:João Morgado
-
Fabricantes: Azulima, Extrusal, Ofa, Primus Vitória, Sanindusa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no centro da Guarda, trata-se de uma casa típica da primeira metade do séc. XX, num lote composto por três frentes e jardim.
A envolvente apresenta vários tipos de construção, consequência do crescimento da cidade.
Os clientes e também amigos foram pragmáticos quanto ao que pretendiam deste projecto: “re-habitar e reabilitar com o mínimo de demolição e menor custo possível”.
A casa encontrava-se em bom estado e possuía características construtivas que serviram de base para o desenvolvimento do projecto
Desde cedo, percebemos que deveríamos simplificar o modo de habitar a casa que acusava alguma passagem do tempo e dos seus anteriores moradores, onde os exteriores foram perdendo alguma coerência e os interiores soturnos, bastante confusos e compartimentados confluíam em zonas estanques e obsoletas.
Manteve-se assim a organização funcional e original da casa, tendo apenas sido introduzidas pequenas alterações por forma a adaptar a casa às novas exigências, nomeadamente a cozinha e as instalações sanitárias, com demolições pontuais que permitiram criar novos percursos.
Desde cedo assumimos preservar os soalhos, carpintarias interiores, alguns tectos e revestimentos.
Agora, a casa vive para o interior onde todos os espaços confluem num espaço leve e luminoso.
Os objetivos iniciais foram alcançados, sendo a São Francisco uma resposta clara e objectiva às exigências dos clientes, com quem reforcei os laços de amizade, não tendo sido ultrapassado o custo previsto para a intervenção, que rondou os 280€/m².