- Área: 744 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Paulo Goulart
-
Fabricantes: Investwood
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Lar Residencial insere-se num terreno amplo e sem grandes referências urbanísticas, resultado do afastamento ao arruamento público situado nos limites do quarteirão e sem confrontações construídas de assinalar. O lar residencial destina-se ao acolhimento de pessoas com deficiência, que se encontram impedidas, temporária ou definitivamente, de residir no seu meio familiar de forma autónoma.
O conceito surgiu a partir da mesmaterialização parcial do volume que compõe o lote, através da criação de pátios e pequenas reentrâncias coincidentes com os acessos, incutindo-lhe uma dinâmica estética e criando simultaneamente espaços exteriores privados. Deste modo garante-se também uma exposição solar mais controlada e disponibilizando zonas parcialmente abertas para o meio envolvente.
A composição volumétrica desenvolve-se no piso térreo, que se destina às areas sociais e íntimas dos utentes. Há, ainda, um piso enterrado reservado ao apoio do equipamento. A entrada principal encontra-se localizada a nascente e está servida por um sistema de percursos que permitem o acesso à estrutura viária circundante, enquanto o acesso de serviço localiza-se na fachada norte através de um pátio descoberto e encerrado.