O workshop propõe centrar o processo de crítica arquitetônica na elaboração de maquetes físicas em diferentes materiais, através de diferentes técnicas, em múltiplas escalas, e a partir de diferentes propósitos. A busca é por reconhecer as problemáticas projetuais subjacentes à obra através de maquetes, fazendo uso do desenho como meio auxiliar. Para levá-la a cabo, serão exercitadas diferentes técnicas de modelagem, associadas a materiais específicos. Técnicas e materiais serão tomados como possibilidades projetuais que podem vir a contribuir ao entendimento da obra. A postura do workshop é que cada parte, peça ou fragmento da obra deve voltar a ser projetado para que possa ser efetivamente entendido. Trata-se, assim como na música, de uma interpretação criativa.
Por que maquetes? A maquete implica geralmente um processo passo-a-passo, peça-a-peça, análogo ao processo da própria construção, um processo consideravelmente diferente daquele permitido pelo desenho. Soma-se a isso a sua condição de coisa manipulável, que leva à possibilidade de ignorar a gravidade, subvertendo uma das principais determinantes dos edifícios. Portanto, a maquete implica um processo manual particular que leva à uma compreensão mais direta do processo construtivo, das formas e estruturas, e um produto material que permite uma aproximação sensível à obra de arquitetura.
Além disso, a maquete possui outras qualidades, que são as de poder ser descontextualizada, re-formável e re-ordenável. E por último, porém muito importante, está o fato de que ela implica inevitavelmente maior espaço de tempo em sua execução e, como consequência, pede por etapas de imersão em operações manuais.
O objetivo do workshop é fundamentalmente ampliar a capacidade projetual dos estudantes ao pôr no centro ativo do processo criativo e como meio determinante do projeto a maquete física a escala.
Entre as técnicas, farão parte do curso: o recorte e dobradura de cartulina, a soldadura de arame, a marchetaria em madeira, e algumas técnicas básicas de carpintaria. Entre as técnicas de fabricação digital: o fresado com CNC em isopor e madeira, e o corte e impressão com laser em madeira e acrílico. E entre as principais escalas a serem trabalhadas estarão: 1:100, 1:75, 1:50 e 1:25.
O resultado do workshop será um conjunto múltiplo, variado e evolutivo de maquetes físicas.
A origem e referência do workshop está na tese de doutorado "Volver a la cercanía. Casa en Jean Mermoz (1956-1961-1992)" de Igor Fracalossi, em etapa de conclusão no Programa de Doctorado en Arquitectura y Estudios Urbanos da Pontificia Universidad Católica de Chile.
Equipe docente
Igor Fracalossi (PUC-Chile)
Bruno Braga (UFC, Brasil)
Ricardo Paiva (UFC, Brasil)
Ricardo Fernandes (UFC, Brasil)
Realização: LoCAU UFC
Promoção: Fundação ASTEF
Apoio: Escola de Arquitetura PUC-Chile
Parceria: Edro
Título
Workshop Maquetes ProjetivasTipo
WorkshopWebsite
Organizadores
De
08 de Janeiro de 2018 08:30 AMAté
12 de Janeiro de 2018 12:30 PMOnde
Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFCEndereço