O escritório Clément Blanchet Architecture venceu o concurso para o projeto do novo centro de pesquisa e desenvolvimento do Carrefour a ser implantado em Saclay, no coração do Vale do Silício francês.
O programa da futura Université des Métiers (UDM) se desenvolve em torno a três áreas principais: os laboratórios, espaços de formação executiva e as incubadoras de aprendizado. Para organizar esses três elementos e criar uma configuração inspiradora e altamente funcional, os arquitetos utilizaram quatro elementos conceituais.
Primeiramente a fragmentação deste programa extremamente denso; em segundo lugar, todas as diferentes funções foram abertas para a paisagem; três, o programa foi organizado a partir dos espaços mais privativos para os mais públicos; e por último, todos os elementos se conectam sob uma grande cobertura visível na escala urbana.
"Como resposta a este programa denso, procuramos racionalizar as demandas sociais e coletivas do edifício", explicam os arquitetos. "Em vez de compartimentar separadamente as atividades do programa, nos questionamos sobre a sua capacidade de complementaridade, procurando criar uma estrutura aberta como um espaço de troca de ideias e experiências, além de oferecer a oportunidade para que todos os funcionários possam conviver em um ambiente coletivo.
Trazendo as funções programáticas para a periferia do edifício, conectada à paisagem e aberta a luz natural, foi possível inserir o fórum social bem no coração da UDM. Este grande salão atuará como "um amplo espaço de convívio", por onde se acessam o auditório, o showroom, a cafeteria e os escritórios. Devido à sua planta livre, este espaço poderá ser transformado tanto para receber eventos variados quanto para configurar novos espaços de trabalho ou laboratórios.
Os espaços externos também foram concebidos de modo a promover a interação entre os usuários - jovens pesquisadores e executivos estarão circulando livremente entre estes espaços, compartilhando conhecimento e possibilitando múltiplas oportunidades para reuniões ocasionais.
Em referência ao passado agrícola do terreno onde está inserido, o edifício também contará com áreas verdes denominadas de "estufas" e "lobbies verdes" que pretendem reconectar a produção de conhecimento à natureza. Estes espaços também simbolizam a importância da agricultura nas atividades do Grupo Carrefour.
"O projeto evidencia 'o privilégio' de ocupar uma paisagem natural como esta, aproximando ao máximo a natureza aos espaços internos do programa", explicam os arquitetos. "A primeira vista, a paisagem parecerá inalterada devido a vegetação abundante no terreno e a área de cultivo pré-existente. A arquitetura será responsável por criar um link entre o ambiente natural e os novos usuários desta fazenda do conhecimento".
O projeto deverá ser concluído em 2020.
Arquitetos
Localização
91400 Saclay, FrançaCliente
CarrefourEngenharia
TESS Ingénierie, Alto IngénierieCenografia
dUCKs ScenoImagens
ROBOTAPaisagismo
MUGOConsultoria
ARWYTEC, LTA, WSP FrançaÁrea
8500.0 m2Fotografias
Courtesy of Clément Blanchet Architecture