- Área: 2000 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Ligang Huang
-
Fabricantes: Chongbo Energy Conservation Glass, ShanghaiJoYa Wire Mesh
Descrição enviada pela equipe de projeto. Estamos buscando encontrar uma maneira de envolver novas tecnologias, materiais, ideias para extrair a essência da cultura arquitetônica chinesa, para criar uma nova forma de arquitetura que se adapte ao desenvolvimento da era moderna, para devolver o valor da cultura local. Esperamos usar o projeto para recuperar a essência da cultura e remodelar nossa confiança em nós mesmos.
SUNAC, como uma das maiores imobiliárias da China, desenvolverá um projeto de apartamentos de luxo em Chongqing localizado em Rodovia Huxie. Nos comprometemos a desenhar seu escritório de vendas. Segundo a regulamentação, o local se converterá em um jardim infantil após a finalização do seu uso inicial.
A dificuldade do projeto é que duas funções diferentes possuem requisitos completamente distintos para o espaço, a forma e a aparência. A estratégia que adotamos foi agregar outra camada de pele verde extraível e a malha de metal, fora do edifício, para fins de sustentabilidade e estética.
Essa camada de pele cria uma fachada única do escritório de vendas que é transmitida pelo conceito central da arquitetura chinesa desde a concepção artística da expressão. Diferentemente da arquitetura ocidental que é baseada no sistema de construção em pedra, a arquitetura chinesa antiga não utiliza a forma geométrica como base na sua arquitetura; ao contrário, a estrutura em madeira do estilo chinês está centrada na expressão da lógica arquitetônica seguindo a lei natural.
Componentes estruturais como pilares, vigas, braçadeiras, grelhas, etc. estão todos expostos, todos cumprem com a mecânica natural da lei, por isso, aparecem de forma inata, especialmente a cobertura do arco. A cobertura dos beirais formam o espaço cinza e criam uma área difusa que fusiona a natureza e a construção, para criar o estado simbiótico do homem e da natureza. O conceito do escritório de vendas está na herança dessa ideia.
O uso do tecido metálico como pele secundária forma uma cortina sustentável para proteger o edifício da luz solar direta e assim economizar energia. Também o espaço interno e externo estão vinculados visualmente e espacialmente em uma elegante transição. Os materiais translúcidos apresentados pelo iminente desfoque visual transmitem um importante nível de profundidade ao espaço.
Ao mesmo tempo, o elegante arco de tecido metálico formado pela lógica mecânica natural saúda a arquitetura chinesa que se ajusta a lógica da estrutura natural. A elegante estrutura moderna de aço está exposta. A translucidez junto à paisagem elegante cria um espaço poético zen. Ainda que a forma arquitetônica e o material sejam modernos, a ideia central é a mesma que a filosofia da arquitetura chinesa. A natureza, sem forma é a máxima sofisticação.