- Área: 665 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Junji Kojima / 45gPhotography, Aaron Jamieson
-
Fabricantes: AD WORLD, Poggenpohl, Sakura Shop
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa de veraneio localizada no norte da ilha de Hokkaido, Japão, está implantada em uma falésia com vista para o Monte Yotei, também conhecido como Ezo Fugi por sua semelhança ao Monte Fugi. A casa olha para o rio que tem seus meandros suaves na base da montanha. Sua estrutura deixa a casa em balanço para fora da falésia, flutuando por cima da natureza. O nome Clearwater, vêm da relação entra a água de degelo do Monte Yotei, que escorre rio abaixo.
Três volumes retangulares se organizam em camadas alternadas: o volume mais baixo é o que comporta as áreas de 'bem estar'. O volume do meio, nível térreo, é a parte coletiva da casa. O terceiro volume é o que comporta a área íntima, com os dois quartos principais com vista para o Monte Yotei e o Monte Annupuri.
Em uma primeira impressão, a fachada da casa parece vedada, o que oferece privacidade em relação á rua e seus vizinhos. Ao mesmo tempo, a contraposição deste fechamento com as aberturas opostas, que olham para a natureza do entorno com vistas panorâmicas, geram um elemento surpresa para seus visitantes.
O trajeto pela escada, a qual foi concebida como um elemento escultural para a casa, oferece uma série de vistas diferentes para a floresta enquanto os visitantes transitam entre os pisos. Os acabamentos minimalistas do exterior contrastam com o uso de madeira e pedras naturais no interior, o que, em conjunto com mobiliários feitos sob medida, providenciam o máximo de conforto interno.
O edifício promove uma ambiência que é, ao mesmo tempo, uma celebração das conquistas do cliente, e um espaço aconchegante para descanso, físico e mental na companhia de amigos e família.