-
Arquitetos: PRODUCTORA
- Área: 180 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:LGM Studio - Luis Gallardo
-
Fabricantes: Novaceramic, Premex
Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa desta residência unifamiliar é resolvido em quadro volumes escalonados com 5 x 5 metros de projeção. O escalonamento ocorre tanto em planta quanto em corte, e responde a diferentes condições. A planta é deslocada para garantir a integração do projeto com uma árvore existente no terreno, e também o posicionamento da garagem.
Já o deslocamento em corte responde ao desnível da topografia do terreno, formando conexões entre os ambientes que são dispostos em diferentes níveis. A sala de jantar com seu pé direito duplo funciona como o ambiente principal da casa, auxiliando na articulação do programa a partir da escada principal que conecta os diferentes volumes. Para construir a casa da forma mais econômica, foi utilizado paredes estruturais de tijolo e lajes pré-fabricadas.
Para o acabamento do interior foi utilizado tijolos a vista, enquanto no exterior foi aplicada uma massa de cimento, criando uma aparência monolítica à casa. Esta escolha de acabamentos inverte o convencional: os tijolos, que são normalmente utilizados nas paredes externas, no projeto são empregados na parte interna, dando uma sensação de acolhimento para os ambiente. Como resultado, os espaços internos apresentam uma textura curiosa que é balanceada pelos pisos cerâmicos e estruturas de concreto no teto. Os terraços externos completam a composição funcionando como uma extensão do espaço interno, com a mesma estrutura e acabamento no piso.
Originalmente publicado em Janeiro 01, 2018.