-
Arquitetos: Alice
- Área: 240 m²
- Ano: 2917
-
Fotografias:Anna Positano
-
Fabricantes: Debrunner Acifer Romandie, Edalith Schweiz, Etex Colombia, Gétaz-Miauton, Jaquet, La Porch Sarl, Lumens8, Makita, Metzgerei Keller, Monacor Schweiz, Muller AMV
HOUSE 2 - COUNTER CITY é uma instalação pública de arquitetura com 240 m² situada próxima ao edifício Toni-Areal, em Zurique. O projeto foi baseado em uma experiência colaborativa de design e construção organizada pelo Atelier de la Conception de l'Espace, ALICE, um laboratório da Escola Politécnica Federal de Lausana, a EPFL comandada por Dieter Dietz.
Construído em menos de 10 dias, o projeto envolveu 200 alunos do primeiro ano que pré-fabricaram todos os elementos da instalação em Lausana, e os transportaram até Zurique em seis contêineres, onde a estrutura foi montada. Projetada para eventos sociais e culturais, a instalação não é uma arquitetura homogênea e reflete a combinação das diferentes contribuições. O projeto oferece oportunidade de apropriação de diferentes pessoas em um processo dialógico que questiona a qualidade da vida na esfera pública das grandes cidades no mundo. Como referência ao livro recém lançado de Richard Sennett, 'Together', o projeto enfatiza a noção de coletividade e negociação de espaços sociais. A instalação funciona como uma ferramenta pedagógica que trouxe esses questionamentos durante o processo de projeto, e também nas dimensões físicas e nos parâmetros espaciais da construção.
O experimento do ano anterior, a HOUSE 1, envolveu a concepção de uma casa in-vitro, construída e projetada pelos estudantes aos estudantes dentro da Universidade. Os ambientes da HOUSE 1 foram projetados de forma a estabelecer relações internas, o que serviu como premissa para a concepção da HOUSE 2, se voltando para fora, estabelecendo uma relação com a cidade e se tornando um espaço comum de atividade urbana.
Com o objetivo de estabelecer um envolvimento cívico, ALICE em colaboração com a Universidade de Artes de Zurique, ZHdK, programou uma série de eventos para o verão de 2017, entre 31 de Maio e 15 de Junho, destinados a acontecerem na instalação. Os eventos incluíram tour guiados, performances artísticas, instalações de som, simpósios, exposições de estudantes e cinemas à céu aberto. Como discorre o responsável, Deter Dietz, 'a partir dessas atividades a HOUSE 2 expande sua prática de colaboração para dentro da camada pública da cidade, ampliando o debate para toda a comunidade".
De Zurique, a HOUSE 2 irá viajar até Lausana, onde vai ganhar uma nova forma e um novo programa durante o verão de 2017, até o outono, quando a estrutura será desmontada e o material será reutilizado na HOUSE 3, em 2018.