A quarta edição da REVISTA PIXO está aberta para submissão de trabalhos! Convidamos a comunidade em geral para participar dessa edição que tem como tema “IMAGENS LÍQUIDAS da cidade contemporânea”.
A paisagem das cidades é constituída pelo cruzamento entre diversos espaços e tempos, diversos suportes e tipos de imagens – tais como a pintura e fotografia, cinema e vídeo. É possível redescobrir e reinventar a cidade a partir de suas paisagens, a partir de novas leituras, de experiências múltiplas no âmbito das escalas, da distância e do tempo, (re)construindo a paisagem urbana a partir da criação de imagens líquidas.
A ideia de liquidez permeia diversas dimensões: a sociedade, as relações, o tempo, a modernidade, o amor, o consumo... a vida como um todo. A liquidez está relacionada com o fim das utopias, com a globalização, a efemeridade das relações e a velocidade – cada vez maior – dos nossos pensamentos e ações.
Uma imagem nunca é um mero reflexo daquilo que assumimos como realidade. É sempre um ato de criação, um movimento que fragmenta e remonta o espaço, incorporando ao lugar as subjetividades do individuo - e vice-versa.
As imagens líquidas da cidade contemporânea que esperamos compartilhar nessa edição não são necessariamente fotografias. Elas podem se manifestar através de desenhos, ensaios, projetos, artigos, resenhas, entrevistas, vídeos... e também de imagens fotográficas.
A submissão de trabalhos, necessariamente inéditos, deverá ser feita pelo sistema (cadastro em HTTPS://PERIODICOS.UFPEL.EDU.BR/OJS2/INDEX.PHP/PIXO/INDEX) , entre os dias 22/09/2017 a 19/02/2018. O autor deverá enviar o arquivo anexado ao sistema sem identificação, após aprovação será solicitada a versão final com a identificação dos autores.
Edição temática “IMAGENS LÍQUIDAS da cidade contemporânea” é dirigida pela professora Fernanda Tomiello.
LANÇAMENTO N3
A PIXO, revista de arquitetura, cidade e contemporaneidade acaba de lançar seu terceiro número, o Dossiê temático “OBSERVATÓRIO DE CONFLITOS”.
O número tem edição sob responsabilidade da professora Cristine Jaques Ribeiro, coordenadora do grupo de estudos e pesquisa: Questão agrária, urbana e ambiental vinculado ao Programa de Pós-graduação em Política Social e Graduação em Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas e do Observatório dos Conflitos da Cidade. O foco de construção e debate foi o tema De quem é a cidade?. Consequentemente, em razão do seminário, alianças interinstitucionais foram sendo ampliadas cujo objetivo era de reunir pesquisadores que tratassem do tema cidade em suas heterogêneas concepções e práticas no município de Pelotas.
A edição é composta por duas entrevistas, 12 artigos e ensaios e três ensaios visuais e esta disponível em https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/pixo/index
Título
Chamada para a quarta edição da revista PixoTipo
Lançamento de Produto ou LivroOrganizadores
De
22 de Setembro de 2017 12:54 PMAté
19 de Fevereiro de 2018 12:54 PMOnde
UFPelEndereço