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Arquitetos: Patkau Architects
- Área: 5200 m²
- Ano: 2016
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Fotografias:James Dow / Patkau Architects
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Fabricantes: Cloverdale Weather, Garibaldi Glass, Pacific Coast Hemlock, Seam Lock, Whistler Forest Products
Descrição enviada pela equipe de projeto. A forma e a linguagem do projeto do Museu de Arte Audain tem como objetivo providenciar um espaço silencioso e discreto que sirva como pano de fundo mínimo para as obras de arte e para a paisagem natural de seu entorno. A forma pura do exterior é revestido por uma fachada de metal escura que se incorpora às sombras da floresta de seu entorno. Dentre as aberturas deste envelope, para possibilitar a entrada no edifício ou em janelas nos corredores e galerias, o metal escuro é contrastado por uma estrutura de madeira iluminada. Os espaços públicos em seu interior, que são visíveis do exterior continuam essa materialidade mais acolhedora e iluminada.
Descrição do Projeto
O Museu de Arte Audain é um museu privado de aproximadamente 5200 m², localizado em Whistler na British Columbia. O museu irá receber a coleção pessoal de Michael Audains, que trata de registros visuais do século XVIII até a atualidade da região de British Columbia. O acervo inclui uma das coleções mais importantes de máscaras das primeiras nações indígenas, uma coleção de pinturas de Emily Carr, trabalhos de artistas canadenses do pós-guerra, incluindo Jack Shadbolt, E.J. Hughes e Gordon Smith, e outros artistas contemporâneos de reconhecimento internacional como Jeff Wall, Rodney Graham, Stan Douglas e outros.
O projeto do museu foi determinado a partir de três importantes premissas. A primeira é a necessidade de receber não somente a exposição permanente do acervo de Michael Audains, mas também exposições temporárias de todos os gêneros. A segunda premissa é o desafio de lidar com seu entorno natural. Apesar de estar localizado em um cenário natural deslumbrante, o terreno é localizado na planície de inundação de Fitzsimmons Creek. A última premissa, também relacionada às questões naturais, é relativa ao período de nevascas típico da região, o qual costuma acumular 4.5 m de neve anualmente.
O projeto responde de forma direta e simples à essas premissas, conformando um volume com espaços públicos e galerias lineares, implantado em uma clareira da floresta.
O volume é elevado do chão e coberto por um telhado inclinado, o qual permite a administração e espaços técnicos no nível superior.
Tanto o projeto quanto sua implantação funcionam para criar uma conexão pedonal entre a Vila de Whistler, o museu e o parque Fitzsimmons Creek, passando por Blackbomb Way, da onde surge uma ponte que passa pela floresta chegando até a entrada do Museu. Deste acesso, os visitantes podem descer até o pavimento da floresta e continuar o caminho até o parque, ou podem adentrar no lobby do museu, do qual é possível percorrer caminhos envidraçados com vista para seu entorno natural para acessar a galeria que contém a coleção permanente e continuar até a galeria de exposições temporárias.