- Área: 352 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Kyungsub Shin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de uma casa projetada para um casal de músicos e produtores. O terreno está localizado junto à esplêndida natureza das margens do rio Bukhan. Além disso, a casa fica muito próxima de Gapyeong, onde se realiza todos os anos o festival de jazz mais importante da Coréia do Sul. Gapyeong é o principal local de trabalho do marido enquanto que a esposa viaja com frequência para se apresentar ao redor do mundo. O fácil acesso ao local do festival e o ambiente natural tranquilo foram determinantes na escolha do terreno.
Procuramos criar um espaço tranquilo e agradável para que ela possa relaxar após as suas longas excursões no exterior em uma casa profundamente integrada com a natureza e para que ele também possa apreciar a natureza e cultivar seu jardim.
O terreno está orientado para o leste, voltado em direção ao rio Bukhan enquanto é cercado pela montanha com o Monte Muran à oeste.
A composição formal do edifício, inserido de forma harmônica na paisagem, procura aproveitar todas as vantagens da sua localização em meio ao ambiente natural. A intenção foi trazer a natureza para dentro da casa, empilhando dois volumes em forma de "U". Esta forma particular criou uma oportunidade para que o declive da montanha pudesse ser incorporado e trazido para o centro do projeto, proporcionando uma atmosfera agradável no interior da casa. Além disso, a defasagem entre os volumes na direção leste-oeste e sul-norte gera varandas e beirais com diferentes funções e características.
A volumetria do edifício foi dividida em dois níveis, representando os graus de privacidade desejados para cada espaço. O nível inferior abriga o espaço de uso comum enquanto que o nível superior dá lugar aos espaços privados do casal. Junto ao jardim, o amplo pátio com escadas traz a paisagem para dentro da casa, trazendo o pé da montanha para o meio da sala de estar. Abrindo as janelas entre o pátio e a montanha, a sala de estar e o pátio são integrados como um pequeno anfiteatro para receber os amigos. A casa possui dois quartos de hóspedes localizados em cada lado deste pátio central. Um estúdio foi construído para que os músicos possam ensaiar e se divertir com seus colegas sem precisar sair de casa. O estúdio possui acesso a um pequeno pátio privado e escondido, que serve como um local de relaxamento e inspiração.
No nível superior, uma sala de estar rebaixada e com aberturas para leste e oeste está localizada no meio do volume em forma de "U". O quarto principal, o closet e o escritório estão localizados na porção sul da sala de estar enquanto que a cozinha e a sala de jantar estão situadas na porção norte. Cada um dos espaços possui um terraço independente que maximiza a conexão do espaço interno com a natureza exterior. A sala de estar foi projetada com um rebaixo de modo a criar um espaço amplo de pé direito duplo, mas preservando a horizontalidade da volumetria espacial da casa, não interrompendo a seqüência visual através dos espaços interiores. Por isso os móveis foram integrados neste espaço, rebaixando o nível na exata metida para ocultar todo o mobiliário. A sala de jantar em forma de "L" se conecta com a sala de estar de um lado e com a cozinha do outro, enfatizando a conexão visual entre os diferentes ambientes. Além disso, os terraços prolongam ainda mais esta sequência visual - da sala de estar à sala de jantar e à cozinha - em direção ao exterior e ao pátio que o leva de volta à sala de estar do nível inferior.