-
Arquitetos: IBUKU
- Área: 155 m²
- Ano: 2008
-
Fotografias:José Tomás Franco
Da equipe de projeto. Este edifício é um sonho do que uma sala de aula pode se parecer. Apoiada por uma coluna central de bambu com uma claraboia no centro, não tem paredes e a "porta" é um arco de bambu que atua como um limiar entre a classe e o mundo exterior.
"A questão na Green School, especialmente no Jardim de Infância, é que frequentemente você não verá todos os alunos sentados em fileiras olhando para o professor. Então, ter uma torre no meio e uma planta circular pode realmente funcionar na dinâmica das atividades. Eles têm um pequeno espaço de armazenamento, outros cantos para brincar e usam o espaço de maneiras diferentes. Este espaço clássico e simples ainda nos inspira", diz Elora Hardy, fundadora e diretora criativa da IBUKU.
O conceito geral do edifício gira em torno de sua cobertura, que abaixa até aproximadamente 1m - 1.5m de altura em seu perímetro para evitar distrações durante o horário escolar. A claraboia central permite esta operação, liberando a passagem da luz de cima.
O espaço aberto sob o telhado é qualificado através de uma série de estações de brincadeiras, além de diferentes tipos de móveis que podem ser adaptados a diferentes atividades. A estrutura de bambu assenta-se sobre uma superfície mista de terra e concreto, que é mais fácil de manter devido à sua alta utilização. As superfícies externas foram cobertas com areia, para permitir as brincadeiras de forma segura e livre.
John Hardy convidou Jörg Stamm para trazer suas habilidades de carpintaria estrutural e sua experiência com a construção tradicional de bambu colombiano para ajudar a concretizar os projetos na Green School. "A inovadora torre de bambu usada neste edifício foi inicialmente proposta em um livro de Frei Otto sobre o potencial do bambu em estruturas leves", diz Stamm.