- Área: 980 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:César Béjar
-
Fabricantes: Albañilería Salas, Aluminios Salazar, Maderas Selectas, Pedini
Descrição enviada pela equipe de projeto. A família que habita a residência escolheu essa porção do bosque buscando ter contato direto com a natureza.
Amantes da vida ao ar livre e de receber visitas desejavam terraços, varandas e pátios. No nível da rua é erguido um único pavimento, respeitando a escala dos vizinhos. Na parte superior são levantados 5 níveis, alcançando a mesma altura das árvores que existiam.
O térreo é livre de muros e a 5 metros abaixo da rua estão o acesso principal, garagem, sala de jantar de pé-direito duplo, cozinha como centro de convivência e dormitório de hóspedes, com privacidade em direção à rua protegido por um talude verde, buscando o sol com grandes janelas e aberto em direção ao bosque. Conectado à adega, há um pergolado coberto de vidro para ver as árvores, com churrasqueira para refeições ao ar livre e uma piscina sob a folhagem das árvores.
A planta superior é a área íntima da casa, os dormitórios possuem uma varanda contínua acima das árvores que inclusive a atravessam.
O terraço foi planejado como ponto de reunião, na altura da copa das árvores, com um mirante com vista sobre o bosque em direção ao vale.
Para evitar a umidade, a residência não possui muros de contenção, sendo feita sobre uma plataforma livre.
As fachadas para a rua e para as laterais são compostas por muros quase cegos a fim de manter a privacidade, a posterior, por sua vez, é feita de vidro para receber o sol e possibilitar as vistas ao bosque.
Utilizou-se mármore e madeira nos pisos, pedra como revestimento exterior e madeira para recobrir muros interiores e ajudar a lareira a aumentar a temperatura.