-
Arquitetos: Tonkin Liu Architects
- Área: 80 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Edmund Sumner, Greg Storrar
-
Fabricantes: Allgood, Altima, BBS, BBS Brick and Stone, CNC, Cantifix, Decospan, Felicity Jones, Grymsdyke Farm, James Latham, Liquid Waterproofing, Sky Garden, Steyson, Tim MacFarlane, iGuzzini
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto de ampliação e restauração de uma casa Georgiana listada como patrimônio para a instituição Historic England da Inglaterra. O projeto requalifica os fundos da casa, otimizando suas características originais. Desenhado e construído por Tonkin Liu em colaboração com artesãos e trabalhadores locais, o projeto serve tanto como espaço de trabalho, quanto como residência para a família. A parede original dos fundos sustenta um telhado curvado de madeira compensada que permite o máximo de luz natural neste pátio.
A água pluvial é coletada na cobertura da casa e é direcionada através de tubos de queda até um tanque de armazenamento. Este tanque, uma vez acionado, inunda o pátio transformando-o em um espelho d'água. A cobertura da ampliação é composta por uma casca estrutural de 110 mm de espessura complementada por claraboias que ecoam as gotas de chuva direcionadas até o pátio. Esta ambiência torna o espaço um bom lugar para se estar em um dia ruim. A ampliação reúne tanto aspectos prosaicos quanto poéticos das atividades profissionais e domésticas. Debaixo da cobertura foi projetado um jardim que funciona como espaço de estar para a casa, e também como espaço de reuniões para as atividades profissionais.
Uma parede espelhada na parte coberta do quintal delimita um espaço de workshop, cozinha, depósito, área de jardinagem para plantação de pequenas árvores na cobertura. O nível do porão foi estendido para abaixo do pátio, criando um novo dormitório, dois sanitários e um jardim para entrada de iluminação natural. Norteados pelas condições naturais da chuva e do sol, o paisagismo se preocupou com plantas de espécies cuidadosamente escolhidas. A cobertura verde, os jardins internos e o espelho d'água formam um jardim urbano de várias camadas, trazendo as pessoas mais próximas da natureza.
Originalmente publicado em 3 de julho de 2017.