-
Arquitetos: Steven Holl Architects
- Área: 3 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Iwan Baan
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de Steven Holl Architects para o Instituto para a Arte Contemporânea (ICA, na sua sigla em inglês) foi concebido de forma aberta, com espaços expositivos dinâmicos que podem ser apropriados das mais diferentes formas para receber todo tipo de expressões artísticas contemporâneas. A transparência dos elementos construtivos proporcionam continuidade entre os espaços interiores e exteriores do edifício. No primeiro pavimento, a galeria principal com seus 370 metros quadrados, um café-bar e uma loja conceito estão dispostos em torno ao pátio central, que Steven Holl descreve como o "campo das reflexões", um espaço de encontro que também pode abrigar atividades públicas do instituto. Neste mesmo pavimento está localizado o auditório com capacidade para 240 pessoas, onde serão exibidos filmes, apresentações, palestras além de diversas outras atividades programáticas. O segundo pavimento recebe outras duas galerias de exposições e o "laboratório de aprendizado", um espaço flexível aberto à comunidade. Neste nível encontra-se ainda um amplo terraço público, uma das quatro áreas verdes abertas do edifício. Na sequencia, o terceiro pavimento abriga uma galeria excepcional com seus 10 metros de pé direito, áreas administrativas e a sala de reuniões. Os demais espaços administrativos estão localizados no térreo, que abriga também a recepção aos visitantes e as demais áreas técnicas.
"Projetamos o ICA como um instrumento flexível e inovador que deverá atuar como um catalisador para o desenvolvimento da arte contemporânea", disse o arquiteto Steven Holl. "Como a própria atividade artística contemporânea, o projeto do ICA não procura fazer distinções entre as artes visuais e performáticas. A fluidez do espaço permite uma experimentação contínua, incentivando novas maneiras de pensar e ocupar o espaço em todo o campus da Virginia Commonwealth University (VCU)".
Respeitando o masterplan de sustentabilidade da VCU, o projeto do ICA incorpora as mais avançadas tecnologias no que se refere ao projeto sustentável. Os elementos de zinco da fachada receberam um tratamento que garante a sua máxima durabilidade e o menor impacto ambiental. Elementos translúcidos e aberturas zenitais permitem que o edifício seja inundado com luz natural, minimizando a necessidade de iluminação artificial durante o dia. Estratégias geotérmicas foram concebidas para fornecer energia para o aquecimento e resfriamento do edifício enquanto que as coberturas verdes servem tanto para captar as águas da chuva, compensar as emissões de carbono e maximizar o isolamento térmico do edifício. Estes espaços verdes foram concebidos como jardins naturais e contam com as mais variadas espécies nativas de vegetação. Outros materiais utilizados na construção proporcionam um isolamento térmico eficiente, mantendo o calor do lado de fora durante o verão e do lado de dentro durante o inverno. Todo o projeto foi concebido visando a certificação LEED Gold.