A arquiteta e doutora Margot Krasojević, interessada por soluções arquitetônicas futurísticas, propôs uma casa à prova de furações chamada Self-Excavation Hurricane House. Por meio de um muro de contenção de forma helicoidal, a casa aproveita a energia das tempestades para se enterrar no solo - modificado intencionalmente para isso.
O programa residencial se desenvolve dentro dos limites de uma superestrutura de concreto armado pré-fabricado. Durante uma tempestade, a força do vento move a superestrutura ao longo da parede de contenção helicoidal, iniciando o processo de escavação. Elevadores hidráulicos garantem a estabilidade ao passo que um núcleo de concreto armado age como elemento de ancoragem da casa. Internamente, paredes móveis se adaptam à rotação do edifício.
Neste projeto, a paisagem é tão importante quanto o desenho do edifício, assim, e a casa é cercada por uma ilha pantanosa capaz de evitar inundações. O solo escavado é direcionado para longe do edifício por meio de um sistema de irrigação.
O movimento do edifício mimetiza o movimento causado pelas rajadas de vento. A tempestade passa pela casa e a faz se mover, até dissipar-se.
Projeto
Arquiteta
Margot KrasojevićAno do projeto
2017