- Ano: 2016
-
Fotografias:Simon Whitbread
-
Fabricantes: Blum, Caesarstone, Escenium HAUS, Jetmaster, PGH Bricks
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma volta ao modernismo de meados do século; volumes, linhas e detalhes clássicos permeiam esta residência em Mona Vale.
Com o objetivo de aumentar e melhorar as áreas de estar e a conectividade com o exterior numa linda casa na região das praias do norte de Sydney, nossa metodologia de projeto buscou respeitar a época da estrutura existente, ao mesmo tempo em que maximizava a eficiência da edificação a partir de uma disposição contemporânea, melhorando também as características ambientais do edifício.
Impulsionado pelo amor de nossos clientes pela jardinagem e por um estilo minimalista, porém tátil, o projeto se desenvolveu em torno de um espesso telhado verde.
No processo de planejamento da casa, as áreas de estar foram realocadas para o pavimento inferior para criar uma maior conectividade com o generoso quintal e reconfigurar os espaços privados no andar de cima para aproveitar as vistas da cobertura verde recém-criada. Alvenaria de cor clara e texturizada foi usada interna e externamente para definir o novo volume.
A paleta é esparsa e robusta, permitindo que as obras de arte dos clientes sejam o ponto focal de cada espaço. A construção utilizou técnicas tradicionais interligadas com detalhes contemporâneos, combinando paredes duplas de tijolos com generosos painéis de vidro numa estrutura de madeira. O teto verde é estruturalmente apoiado num teto de madeira aparente, branco e artesanal, que fornece articulação e um jogo de luz quando visto debaixo, das áreas de estar.
A casa pode respirar e aproveitar o clima favorável através de uma combinação da densa massa térmica do telhado verde que protege o interior do ganho de calor e das janelas operáveis de alta qualidade, que permitem uma ampla ventilação cruzada.
A casa d + k é um exemplo de um projeto sensível ao contexto e da simplicidade modernista. Com a interação da materialidade tátil e de um paisagismo integrado, os residentes são conectados ao ambiente natural em uma escala íntima, com a casa situada confortavelmente em seu entorno, dando ainda mais qualidade ao cotidiano de seus moradores.