- Área: 1 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Shamanth Patil J
-
Fabricantes: Asian Paints, KOTA STONES, Saint-Gobain
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os valores da escola vão na direção do rompimento com o sistema de ensino escolar padrão. O projeto abraça a ideia de 'aprendizagem flexível' para atender às necessidades de um grupo heterogêneo de alunos. O terreno apresentava uma topografia natural inclinada e várias árvores, tornando-se então um cenário ideal para educar num ambiente verde.
A hierarquia administrativa é convencional, para facilitar seu funcionamento, enquanto os espaços de aprendizagem e as áreas de atividades extracurriculares encorajam o contato interpessoal entre os alunos. Cada sala de aula é organizada em torno de um pátio ao ar livre que permite a extensão do espaço interno para o externo, para a realização de atividades adicionais ou para acomodar mais alunos por vez dentro do mesmo espaço. As salas de aula que são ocupadas durante a maior parte do dia foram projetadas adequadamente para o clima e possuem uma árvore em sua porção externa, tornando os espaços confortáveis para o uso ao longo do ano através da ventilação passiva.
Os pavimentos administrativos inferiores e as instalações para atividades adicionais, como laboratórios e salas para aulas de arte nos andares superiores estão conectados com uma série de pátios internos. Estes são estendidos e mesclados com as áreas de aprendizagem ao ar livre e tornam-se um corredor verde onde os alunos podem interagir em um ambiente natural.
Toda a sensação é orgânica, com luz natural atingindo as paredes e tetos com um espetacular jogo de luz e sombras. Os espaços são unidos por uma forte linguagem de materiais, como o concreto aparente, as paredes pigmentadas e as aberturas com tijolos Jaali que fundem quase literalmente o interior e os espaços externos. O piso em todos os ambientes principais foi feito em pedras de Kota e os corredores comuns com IPS.
O contato interpessoal entre os alunos é um fator importante no projeto, que é alcançado através de várias hierarquias de espaços de interação. O local foi projetado para ser seguro e fechado, mas também completamente flexível, criando um ambiente encorajador e interativo.
A paisagem cria um ambiente natural e produtivo, onde a aprendizagem pode ser estendida para o exterior, tornando os alunos sensíveis aos fatores ecológicos através da biodiversidade do campus. A estrutura também responde ao clima, reduzindo a dependência de fontes mecânicas para a ventilação, tornando-a uma edificação eficiente energeticamente.