-
Arquitetos: Claas architectes
- Área: 205 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Myriam Héaulmé
Descrição enviada pela equipe de projeto. Alguns projetos são mais particulares que outros, assim que quando meu irmão me pediu para desenhar sua casa, as apostas pessoais eram geniais. Como jovem agricultor, seu recurso financeiro é limitado, no entanto existe disponibilidade para construir e manter o edifício na granja. Na maioria dos casos esse tipo de edificação é construído com telas metálicas vendidas como kit. Este conhecimento combinado à sua flexibilidade no tempo de trabalho permitiu conceber o projeto como uma obra de autoconstrução.
O projeto implementa seu conjunto de conhecimentos (estrutura, revestimentos, telhado, etc) ao mesmo tempo que controla o tempo e o orçamento, além das questões arquitetônicas gerais.
A ideia era utilizar a ideia do kit, tanto para garantir uma boa implementação, quanto para reduzir o tempo de trabalho em canteiro, que sempre é delicado na autoconstrução. O kit se divide em duas partes, a primeira formada por três estruturas tradicionais de madeira, que formam um grande volume coberto que é capaz de acomodar dois pavimentos residenciais.
Esse ambiente é coberto com folhas de metal ondulado branco e policarbonato para proporcionar sombra, luz, uma vista para a granja e a privacidade em relação aos vizinhos. A construção prevê a possibilidade de um futuro novo pavimento caso a família se expanda, sem modificar o aspecto externo do conjunto.
Uma pequena caixa, dentro desse primeiro recinto, é o volume térmico, também feito de estrutura pré-fabricada. Esta superfície mínima de um único pavimento não se encontra no centro do primeiro perímetro. Pelo contrário, as duas caixas aninhadas se expandem ou se aproximam dando às áreas cobertas uma orientação programática.
Os espaços climatizados e os espaços de distribuição se complementam, no verão a casa se expande para o exterior transbordante do jardim, enquanto que durante a temporada mais fria os espaços de distribuição atuam como partes privilegiadas ao ar livre e, durante o inverno em si, a casa se contém entre suas paredes. A morfologia da casa muda conforme as estações do ano e uma geografia do clima da cobertura substitui a geometria simples da planta.
Originalmente publicado em 18 Janeiro, 2018.