![Chaoyang Park Plaza / MAD Architects - Imagem 6 de 30](https://images.adsttc.com/media/images/5a25/b154/b22e/38dd/5d00/03db/medium_jpg/MAD_Chaoyang_Park_Plaza_12_by_Hufton_Crow.jpg?1512419657)
-
Arquitetos: MAD Architects
- Área: 223 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Hufton+Crow
![Chaoyang Park Plaza / MAD Architects - Imagem 17 de 30](https://images.adsttc.com/media/images/5a25/b0e5/b22e/3853/2000/009f/newsletter/MAD_Chaoyang_Park_Plaza_01_by_Hufton_Crow.jpg?1512419548)
Descrição enviada pela equipe de projeto. Posicionado no extremo sul do Parque Chaoyang, em Pequim - o maior parque remanescente do distrito financeiro central de Pequim - o complexo de 220.000m² abriga 10 edifícios que se desenvolvem como uma pintura clássica de Shanshui numa escala urbana. O parque tem função e posição equivalentes ao Central Park em Manhattan, mas, ao contrário dos modernos edifícios-caixas que criam uma separação entre o Central Park e a cidade, o Chaoyang Park Plaza se comporta como uma extensão da natureza. É uma extensão do parque em direção à cidade, naturalizando o forte skyline artificial do distrito, remetendo a cenários de uma paisagem distante - uma abordagem clássica da arquitetura do jardim chinês, onde a natureza e a arquitetura se fundem.
![Chaoyang Park Plaza / MAD Architects - Imagem 5 de 30](https://images.adsttc.com/media/images/5a25/b10a/b22e/38dd/5d00/03d8/newsletter/MAD_Chaoyang_Park_Plaza_05_by_Hufton_Crow.jpg?1512419582)
"Nas cidades modernas, a arquitetura como uma criação artificial é vista mais como um símbolo de capital, poder ou desenvolvimento tecnológico; enquanto a natureza existe de forma independente. É diferente das cidades tradicionais orientais, onde a arquitetura e a natureza são projetadas como um todo, criando uma atmosfera que serve para realizar as atividades espirituais das pessoas", disse o arquiteto Ma Yansong. "Queremos romper a fronteira entre o natural e o artificial, e fazê-lo para que um seja projetado com o outro em mente. Então, a discussão na lógica moderna dos seres humanos de proteger ou destruir a natureza não existirá mais se entendermos e vermos os humanos e a natureza como coexistentes.O comportamento humano e a emoção são parte da natureza, e a natureza é onde tudo começa e termina".
![Chaoyang Park Plaza / MAD Architects - Imagem 4 de 30](https://images.adsttc.com/media/images/5a25/b29e/b22e/3853/2000/00ae/newsletter/MAD_Chaoyang_Park_Plaza_22_by_Hufton_Crow.jpg?1512419989)
Inspirado em pinturas de paisagens chinesas tradicionais, o projeto remodela a relação da arquitetura em grande escala nos centros urbanos. Ele introduz formas e espaços naturais - montanha, córrego, riacho, rochas, vale e floresta - na cidade. As torres gêmeas assimétricas de escritórios no lado norte do terreno, situam-se na base do lago do parque e são como dois picos de montanhas saindo da água. O átrio claro e transparente atua como um "cordão" que aproxima as duas torres através de uma estrutura de conexão - uma cobertura de vidro.
![Chaoyang Park Plaza / MAD Architects - Imagem 25 de 30](https://images.adsttc.com/media/images/5a25/b0c4/b22e/38dd/5d00/03d6/newsletter/MAD_Chaoyang_Park_Plaza_26_painting_by_Wang_Mingxian.jpg?1512419519)
![Chaoyang Park Plaza / MAD Architects - Imagem 2 de 30](https://images.adsttc.com/media/images/5a25/b13d/b22e/3853/2000/00a2/newsletter/MAD_Chaoyang_Park_Plaza_10_by_Hufton_Crow.jpg?1512419637)
Os edifícios comerciais de pequena escala e poucos andares aparecem como montanhas rochosas que sofreram erosões ao longo do tempo. Eles parecem ser posicionados aleatoriamente, mas seu relacionamento estratégico um com o outro forma um jardim urbano isolado, mas aberto, oferecendo um lugar onde as pessoas podem se encontrar num ambiente natural no meio da cidade.
![Chaoyang Park Plaza / MAD Architects - Imagem 3 de 30](https://images.adsttc.com/media/images/5a25/b1c8/b22e/38dd/5d00/03e4/newsletter/MAD_Chaoyang_Park_Plaza_17_by_Hufton_Crow.jpg?1512419774)
Os dois edifícios de apartamentos, de múltiplos andares, localizados a sudoeste, dão continuidade a este conceito de "viver ao ar livre" com suas varandas escalonadas, oferecendo a cada unidade residencial mais oportunidades de serem expostas à luz natural e, finalmente, de sentir uma proximidade singular com a natureza.
![Chaoyang Park Plaza / MAD Architects - Imagem 11 de 30](https://images.adsttc.com/media/images/5a25/b25d/b22e/3853/2000/00ab/medium_jpg/MAD_Chaoyang_Park_Plaza_20_by_Hufton_Crow.jpg?1512419924)
O ambiente geral é moldado por superfícies lisas e curvas em preto e branco, criando uma atmosfera silenciosa e misteriosa. Ele evoca a emoção e a ressonância estética de uma pintura chinesa tradicional, criando uma fuga tranquila do ambiente urbano circundante e movimentado. A paisagem que se desenvolve entre os edifícios incorpora pinheiros, bambus, rochas e lagos - todos os elementos tradicionais da paisagem oriental que implicam numa conexão mais profunda entre a arquitetura e o espaço clássico. O artista gráfico japonês Kenya Hara liderou o design do sistema de sinalização para o projeto, o qual é "simples" e "refinado".
![Chaoyang Park Plaza / MAD Architects - Imagem 21 de 30](https://images.adsttc.com/media/images/5a25/b12f/b22e/3853/2000/00a1/newsletter/MAD_Chaoyang_Park_Plaza_09_by_Hufton_Crow.jpg?1512419623)
![Chaoyang Park Plaza / MAD Architects - Imagem 22 de 30](https://images.adsttc.com/media/images/5a25/b2e4/b22e/3853/2000/00b1/newsletter/MAD_Chaoyang_Park_Plaza_23_by_Hufton_Crow.jpg?1512420059)
O projeto alcançou a certificação LEED Ouro pelo US Green Building Council, uma vez que a ideia de "natureza" não foi apenas incorporada ao conceito do projeto, mas também na inovação e na integração das tecnologias verde. As aletas verticais vistas na fachada externa de vidro enfatizam a suavidade e a verticalidade das torres. Elas também funcionam como um sistema de ventilação e filtragem eficiente de energia, permitindo a entrada de ar fresco nos espaços internos. Na base das torres, há um lago que ao mesmo tempo traz a sensação de infinito e funciona como um sistema de resfriamento de ar no verão, diminuindo a temperatura geral interna.
![Chaoyang Park Plaza / MAD Architects - Imagem 29 de 30](https://images.adsttc.com/media/images/5a25/b1a4/b22e/38dd/5d00/03e2/newsletter/MAD_Chaoyang_Park_Plaza_Cross_Section.jpg?1512419740)
![Chaoyang Park Plaza / MAD Architects - Imagem 26 de 30](https://images.adsttc.com/media/images/5a25/b17c/b22e/3853/2000/00a5/newsletter/MAD_Chaoyang_Park_Plaza_25_model.jpg?1512419702)
![Chaoyang Park Plaza / MAD Architects - Imagem 28 de 30](https://images.adsttc.com/media/images/5a25/b1b9/b22e/38dd/5d00/03e3/newsletter/MAD_Chaoyang_Park_Plaza_Long_Section.jpg?1512419754)
O Chaoyang Park Plaza transforma completamente o modelo de edificação encontrado nos distritos financeiros centrais das cidades. Mas, mesmo que o complexo esteja localizado no centro do distrito financeiro de Pequim, a intenção é que ele dialogue com a cidade tradicional e clássica - refletindo a interdependência entre o homem e a natureza, tanto no planejamento urbano quanto na apresentação em grande escala do jardim Shanshui. Na pintura de Wang Mingxian, um historiador de arquitetura, ele justapôs o Chaoyang Park Plaza a uma pintura clássica de paisagem. A arquitetura e o cenário natural pareciam harmoniosos em conjunto, ao contrário do que alguns possam pensar - dos edifícios não se encaixarem em seu contexto urbano. Comentando este contraste, Ma Yansong disse: "Eu não acho que esse seja o nosso problema. A verdadeira questão é: quando o contexto cultural original desta cidade desapareceu? Temos a oportunidade de tentar criar um tipo diferente de cidade, que em nível espiritual e cultural, pode ser comparada às cidades clássicas da filosofia e da sabedoria orientais".
![Chaoyang Park Plaza / MAD Architects - Imagem 9 de 30](https://images.adsttc.com/media/images/5a25/b196/b22e/3853/2000/00a6/medium_jpg/MAD_Chaoyang_Park_Plaza_16_by_Hufton_Crow.jpg?1512419724)