-
Arquitetos: Ramella Arquitetura; Ramella Arquitetura
- Área: 320 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Madeira Grapia, Móveis Planejados, PVC Cinza, Revestimentos, Tijolo
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno afunilado para o lago foi determinante para o escalonamento da planta mais larga na frente e estreita nos fundos e o seu plano de necessidades térreo teve de ser expandido para um mezanino em razão de aproveitar as visuais do lago no fundo, uma vez que a varanda do living se estreitava. O deque escalonado na varanda de fundos, logo após o living, também foi uma solução para aproximar o lago do pátio e tornou a integração com a paisagem e jardins mais atraente.
A casa de tijolos e concreto aparentes fica em um condomínio de lotes em Xangri-lá, e seu living interior está estritamente ligado à integração com a paisagem e jardins, o que a família buscava em uma casa de praia. Sua fachada frontal mais cega de aberturas abriga uma garagem-varanda com um pequeno jardim ao fundo que se funde no living de pé direito duplo e mezanino. Seu interior, em texturas de concreto, madeira e detalhes em tijolo segue referência às fachadas externas a deixa tudo aconchegante numa composição arquitetônica em perfeita harmonia.
O volume do depósito de itens de praia com pé direito mais alto para pranchas e artigos de pesca na frente da casa gerou mais imponência à fachada térrea que é suavizado pela horizontalidade da laje de cobertura verde em concreto aparente. O desenho do paisagismo pensado e detalhado com o arquiteto teve a função de delimitar os espaços do terreno com um jardim criado para crescer e acompanhar as mudanças da casa durante o tempo. “Limo, musgos, manchas no concreto e tijolo, são marcas que o tempo deixa na casa e a transforma durante o tempo, assim como seu jardim que se comporta de maneiras diferentes conforme a época do ano.”