-
Arquitetos: Wespi de Meuron Romeo architects
- Área: 180 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Hannes Henz
-
Fabricantes: Erlen, Herisau, Huber Fenster AG, Steiner Schreinerei
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa existente, que teve que ser reformada, situa-se em um interessante contexto urbano próximo ao núcleo histórico de Ascona. É acessível de carro e a pé e tem um romântico jardim de palmeiras com uma vista espetacular do Lago Maggiore e das montanhas.
Devido a sua inclinação íngreme, esta área apresenta muitos muros altos de contenção, que geralmente são feitos com tradicionais pedras naturais.
A casa existente não possuía nenhuma relação com a arquitetura dos arredores e sua relação com o jardim apresentava uma certa qualidade.
O projeto de reforma responde a sua localização e ao jardim em terraços com as paredes de pedra. A escolha de usar pedra natural com argamassa tradicional (combinado com paredes completamente rebocadas) confere à casa uma nova identidade e promove naturalmente sua integração ao jardim e ao bairro.
A parede de pedra natural existente ao longo da estrada adjacente é interrompida para criar uma nova e generosa área de entrada com estacionamento em pedra natural com um portão de entrada. Há uma sala técnica e de armazenamento adicional sob o terreno atrás do muro de contenção remanescente.
Do portão de entrada, uma rampa suave leva ao nível mais baixo do jardim existente, de onde é possível acessar cada nível da casa.
A casa, que foi reduzida a um simples cubo de pedra, integra-se ao jardim existente e cria uma unidade com os muros de pedra existentes.
No nível inferior, existem dois quartos pequenos, a entrada principal com armário, um banheiro com sauna, um depósito e também uma hall coberto voltado para o exterior.
No piso superior, há o quarto principal com banheiro e guarda-roupa e os principais espaços de estar, como a espaçosa sala de estar, jantar e cozinha, que oferecem uma ótima vista a partir de uma grande janela. Nas fachadas lateral e posterior, painéis de vidro permitem uma conexão visual ilimitada com o jardim e as paredes de pedra existentes, permitindo que os espaços internos e externos sejam vivenciados como um só.