- Área: 8 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: ESA Luminosos, Mazza Cerâmicas, Núcleo Serralheria, Tensoflex, Vértice Iluminação
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta loja surge como um desafio para o escritório tanto pelo prazo quanto pelas suas dimensões: ela ocupa a menor sala comercial de uma nova galeria situada no bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre. Com 8m², ela se destaca pelo cuidado com os detalhes e foi desenvolvida entre a apresentação da primeira ideia e a entrega em apenas um mês.
O projeto foi concebido desde o início com um conceito muito forte, que setoriza a área de mostruário, apoio e provador através de poucos elementos e materiais. Estes, foram definidos após a primeira conversa com a cliente que gostaria de usar amplamente a cor principal da logomarca na loja física. A partir destas informações foram definidos o tecido suede estampado para as paredes e cortinas, a laca da marcenaria e os ladrilhos do piso que seguem a paginação do piso externo da galeria, dando continuidade ao passeio público e convidando os usuários a entrarem na loja.
A área de expositores foi organizada através de um varão personalizado em latão, de formato orgânico, com cavas a cada 10cm. Os cabides também foram projetados especialmente para este projeto. Com hastes mais alongadas, encaixam perfeitamente nas cavas do varão e possibilitam que este seja fixado a uma altura maior que o padrão, permitindo a passagem de clientes ou funcionários sob ele para acessar tanto o armário de apoio, quanto o provador. O mostrador principal é composto por uma chapa dobrada de latão em formato de semicírculo, apoiada sobre uma base sólida de madeira, que expõe as peças mais importantes da coleção e completa a área de exposição.
A área de apoio concentra toda a infraestrutura da loja, como o caixa, frigobar, cafeteira, além do estoque e provador. Todos estes elementos estão organizados em um grande painel de marcenaria, que reforça a linguagem simples e contemporânea do projeto. O mostrador, por sua vez, é delimitado por uma cortina que se estende deste a fachada da loja até o painel posterior, servindo tanto como revestimento quanto como fechamento do provador. Por útimo, como premissa fundamental do projeto, a iluminação acontece através de uma lona especial retroiluminada acompanha o desenho orgânico do forro e fornece uma iluminação ampla, difusa e homogênea para todas as peças do mostruário.