-
Arquitetos: HAMAAN Studio
- Área: 850 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Hossein Farahani
-
Fabricantes: Alfam, Travertine
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Malek, está localizado no bairro de Malek, em Isfahan, no Irã. O edifício foi implantado em um lote de 303 m² e ocupa uma área de 180 m² de projeção. A ideia era incorporar seis apartamentos em um edifício com gabarito máximo de até 4 pavimentos, seguindo a legislação local. Depois de uma série de estudos, em relação às limitações e analisando as abordagens possíveis, escolheu-se implantar quatro apartamentos de 90 m² nos dois primeiros pavimentos, enquanto outras duas unidades maiores de 180 m² foram implantadas nos dois pavimentos superiores.
Princípios de Desenho
As ideias de pureza formal e planta livre, atribuídas ao Movimento Moderno da arquitetura, sugerem que os ambientes de uma residência podem ser divididos em dois tipos: público e privado. A forma como estas duas áreas são conectadas, porém, intervém tanto na qualidade das interações pessoais da casa, quanto na particularidade dos espaços íntimos. Pode-se argumentar que uma organização muito funcional, comum às casas Iranianas, levou a um individualismo excessivo que ameaça a qualidade da vida em família.
O projeto, portanto, tem como objetivo melhorar as interações humanas entre seus habitantes e visitantes. Dessa forma, uma série de domínios foram criados para se contraporem aos já conhecidos público e privado. Foram previstos espaços variados como por exemplo: 'íntimo com a família', 'privado com os amigos', 'privado para a família' e 'privado individual'. Assim, qualquer atividade pessoal que não necessariamente precisa de privacidade, como leitura, costura, crianças brincando e passar roupa, deve ser praticada em espaços privados para a família, por exemplo. O domínio público tem um papel central na organização dos espaços, colocando o domínio privado no centro da residência, o que reflete o papel da família como ator principal da casa.
Para materializar essa ideia, a sala de estar no apartamento do terceiro andar foi desenhada no centro da unidade, enquanto que a unidade da cobertura apresenta a área de estar como um pátio aberto aconchegante, trazendo o céu para dentro da sala. A organização de ambientes ao redor de um grande espaço público é comumente vista nas tipologias tradicionais habitacionais da região central do Irã. As casas, que se organizavam em forma de uma cruz grega, tinham seu centro reservado para o encontro e estar da família, enquanto os quartos eram localizados nos braços da cruz.