-
Arquitetos: EPArquitectos, Estudio Macías Peredo
- Área: 2100 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Onnis Luque
-
Fabricantes: Novaceramic, PVA, Pacific Cast Concrete
Descrição enviada pela equipe de projeto. Mazatlán é uma cidade na costa do Pacífico que possui um clima úmido e temperaturas elevadas em grande parte do ano, condições que convidam a pensar em uma arquitetura que, a princípio, enfrente o clima e considere o alto grau de salinidade do local.
A estratégia para essa escola baseia-se em minimizar o impacto do calor nas salas de aula; isso sem perder iluminação natural e a relação com o exterior, como também utilizar materiais e sistemas construtivos que são pouco propensos a corrosão.
Dado que o projeto está localizado em um terreno com somente uma fachada voltada para a cidade, é possível estabelecer as condições e desenvolver uma paisagem controlada no interior. Como uma espécie de pequena comunidade para as crianças, introspectiva dentro dos seus próprios pátios.
O modelo Montessori não é um sistema convencional de educação, as salas de aula devem propiciar dinâmicas onde as crianças possam experimentar e despertar seus sentidos. A forma da sala de aula deve favorecer essas dinâmicas, por isso, o espaço recomendado não deve ser linear, mas sim, centrífugo.
Um sistema de 19 módulos de planta hexagonal é construído em divisórias ocas contendo as salas de aula as quais geram um corredor perimetral que promove o isolamento térmico e pressuriza o ar. Essa espécie de pórtico, por sua vez, provoca uma circulação e um espaço para atividades semi-abertas. Os módulos, ao se entrelaçarem uns com os outros, são desfasados entre si para gerar pátios poliédricos que definem uma paisagem de pequenas vilas ou módulos de diferentes alturas que procuram a luz natural e as correntes de ar através de claraboias.
O desafio era desenvolver um projeto que pudesse ser construído agilmente em etapas, onde a primeira, de 1100 metros quadrados, deveria ser construída em um máximo de 4 meses. Por isso, a flexibilidade que dava a utilização de módulos independentes era imperativa. No interior, esses módulos são personalizados para hospedar todo o tipo de ambiente, desde os administrativos e diretivos até os didáticos e recreativos que atendem os usuários menores - de meses de idade - até as crianças maiores de 12 anos.
Dessa forma, a ideia de escala atende em grande medida seus habitantes. Os vãos triangulares em variadas proporções não somente questionam a ideia de abertura, especulando que o triângulo é uma geometria ágil e lúdica para construir uma janela, mas abrem caminho para serem moldados de acordo com a morfologia das crianças e dos adultos que atravessam o conjunto até chegar ao seu ambiente. A ideia é, tanto a sala de aula como célula, permitam que as crianças construam o espaço com maior liberdade sua própria organização.
Originalmente publicado em Fevereiro 01, 2018