![Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo - Imagem 1 de 35](https://images.adsttc.com/media/images/5938/9f15/e58e/ce2c/fc00/0092/newsletter/IMG_0280_result.jpg?1496882959)
-
Arquitetos: EPArquitectos, Estudio Macías Peredo
- Área: 2100 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Onnis Luque
-
Fabricantes: Novaceramic, PVA, Pacific Cast Concrete
![Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo - Imagem 6 de 35](https://images.adsttc.com/media/images/5938/9faf/e58e/ce2c/fc00/0094/newsletter/IMG_0371_result.jpg?1496883113)
Descrição enviada pela equipe de projeto. Mazatlán é uma cidade na costa do Pacífico que possui um clima úmido e temperaturas elevadas em grande parte do ano, condições que convidam a pensar em uma arquitetura que, a princípio, enfrente o clima e considere o alto grau de salinidade do local.
![Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo - Imagem 28 de 35](https://images.adsttc.com/media/images/5938/9fa2/e58e/ce9b/3000/0161/medium_jpg/IMG_0361_result.jpg?1496883099)
![](https://images.adsttc.com/media/images/5938/9f51/e58e/ce9b/3000/015f/medium_jpg/02.PLANTA_ALTA.jpg?1496882970)
![Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo - Imagem 18 de 35](https://images.adsttc.com/media/images/5938/a039/e58e/ce2c/fc00/0097/medium_jpg/IMG_0459_result.jpg?1496883250)
A estratégia para essa escola baseia-se em minimizar o impacto do calor nas salas de aula; isso sem perder iluminação natural e a relação com o exterior, como também utilizar materiais e sistemas construtivos que são pouco propensos a corrosão.
![Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo - Imagem 20 de 35](https://images.adsttc.com/media/images/5938/9f5e/e58e/ce9b/3000/0160/medium_jpg/IMG_0356_result.jpg?1496883031)
Dado que o projeto está localizado em um terreno com somente uma fachada voltada para a cidade, é possível estabelecer as condições e desenvolver uma paisagem controlada no interior. Como uma espécie de pequena comunidade para as crianças, introspectiva dentro dos seus próprios pátios.
![Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo - Imagem 11 de 35](https://images.adsttc.com/media/images/5938/a17c/e58e/ce9b/3000/0170/medium_jpg/IMG_0655_result.jpg?1496883574)
O modelo Montessori não é um sistema convencional de educação, as salas de aula devem propiciar dinâmicas onde as crianças possam experimentar e despertar seus sentidos. A forma da sala de aula deve favorecer essas dinâmicas, por isso, o espaço recomendado não deve ser linear, mas sim, centrífugo.
![Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo - Imagem 9 de 35](https://images.adsttc.com/media/images/5938/9f0a/e58e/ce9b/3000/015e/newsletter/IMG_0296_result.jpg?1496882947)
![](https://images.adsttc.com/media/images/5938/a0b1/e58e/ce9b/3000/0166/newsletter/07.DINTEL_Y_HERRERI%CC%81A.jpg?1496883341)
![Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo - Imagem 4 de 35](https://images.adsttc.com/media/images/5938/a0d4/e58e/ce9b/3000/0168/newsletter/IMG_0487_result.jpg?1496883405)
Um sistema de 19 módulos de planta hexagonal é construído em divisórias ocas contendo as salas de aula as quais geram um corredor perimetral que promove o isolamento térmico e pressuriza o ar. Essa espécie de pórtico, por sua vez, provoca uma circulação e um espaço para atividades semi-abertas. Os módulos, ao se entrelaçarem uns com os outros, são desfasados entre si para gerar pátios poliédricos que definem uma paisagem de pequenas vilas ou módulos de diferentes alturas que procuram a luz natural e as correntes de ar através de claraboias.
![Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo - Imagem 3 de 35](https://images.adsttc.com/media/images/5938/a14f/e58e/ce9b/3000/016e/medium_jpg/IMG_0613_result.jpg?1496883529)
O desafio era desenvolver um projeto que pudesse ser construído agilmente em etapas, onde a primeira, de 1100 metros quadrados, deveria ser construída em um máximo de 4 meses. Por isso, a flexibilidade que dava a utilização de módulos independentes era imperativa. No interior, esses módulos são personalizados para hospedar todo o tipo de ambiente, desde os administrativos e diretivos até os didáticos e recreativos que atendem os usuários menores - de meses de idade - até as crianças maiores de 12 anos.
![Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo - Imagem 19 de 35](https://images.adsttc.com/media/images/5938/a166/e58e/ce9b/3000/016f/medium_jpg/IMG_0634_result.jpg?1496883552)
Dessa forma, a ideia de escala atende em grande medida seus habitantes. Os vãos triangulares em variadas proporções não somente questionam a ideia de abertura, especulando que o triângulo é uma geometria ágil e lúdica para construir uma janela, mas abrem caminho para serem moldados de acordo com a morfologia das crianças e dos adultos que atravessam o conjunto até chegar ao seu ambiente. A ideia é, tanto a sala de aula como célula, permitam que as crianças construam o espaço com maior liberdade sua própria organização.
![Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo - Imagem 22 de 35](https://images.adsttc.com/media/images/5938/a188/e58e/ce2c/fc00/00a1/medium_jpg/IMG_0684_result.jpg?1496883585)
Originalmente publicado em Fevereiro 01, 2018