- Área: 420 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Lauro Rocha
-
Fabricantes: Florense, Portobello, Weiku, ambiente, atelier aelcio rocha, joão de barro, kelvin light design, madeireira nicoletti
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa pedra ferro, localizada em condomínio fechado, é predominantemente térrea com apenas um escritório no mezanino, e seus espaços foram organizados ao redor de um vazio, lugar de encontro da família.
A implantação se fez em lote de generosas proporções à frente do cul-de-sac, e o programa foi organizado numa planta em “l” solta das divisas, com a fachada frontal orientada ao norte.
O estacionamento dos automóveis à frente é central e está coberto por uma estrutura metálica de madeira, apoiada nos volumes laterais baixos que acomodam, de um lado os serviços, e de outro, o ateliê de trabalho da moradora, com a pedra ferro conduzindo ao acesso de pedestres.
Ao vazio central se voltam: sala e cozinha integradas, instalados no volume frontal de altura variada, pois, sobre a cozinha, tem-se o escritório no mezanino e as salas com pé direito duplo e iluminação superior.
Assegurando-se a privacidade da família, desenhou-se os caixilhos frontais num misto de transparência, com vidro e opacidade com mármore branco, que permite a entrada filtrada da luz.
Na continuidade desses espaços, também integrados, tem-se a varanda, jardim e circulação que encaminha aos três dormitórios, abertos à piscina a leste.
A casa é iluminada naturalmente, fluida, sem protocolo, pretendendo receber o relacionamento da família na rotina e no encontro com amigos.