-
Arquitetos: KYWC Architects, Kim Seunghoy (Universidade Nacional de Seoul); KYWC Architects, Kim Seunghoy (Universidade Nacional de Seoul)
- Área: 1177 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:KIM Jaekyung
Espaço para vida e serviço compartilhados
O Centro Raphael é um centro médico gratuito para trabalhadores estrangeiros. A tarefa do arquiteto era reformar o edifício utilizado como espaço de exames em uma instalação médica para trabalhadores estrangeiros e um complexo espaço cultural para a população local. Além de um orçamento limitado, o maior problema foi o espaço estreito. Apesar disso, foram planejados espaços vazios sem desenhos definidos na medida do possível, para permitir que muitas pessoas permanecessem ali, desenhando a linha de fluxo como a forma de seguimento para evitar a interrupção da circulação de pacientes.
Além disso, propusemos um espaço flexível que pode ser utilizado como espaço de tratamento médico aos finais de semana e um espaço cultural complexo para a população local durante a semana. No primeiro pavimento, instalou-se uma cobertura ao longo do percurso para formar uma rua urbana contínua. O Centro Raphael, com o objetivo de transformar-se em um espaço de cura e um espaço cultural, trabalha a arquitetura que é parte da cidade, se comunica com a cidade e se abre a ela com a postura arquitetônica necessária para a construção pública.
O rendimento e a situação geral do edifício foram melhorados ao agregar isolamento à parede existente e acabamento em tijolos. A forma complexa do edifício existente se transforma em uma massa simples e as janelas irregulares foram substituídas por outras, quadradas. Os beirais salientes foram incorporados às janelas, e o interior dos mesmos foi pintado em várias cores, para representar todas as pessoas do mundo. Espera-se que este edifício possa se apresentar aos trabalhadores estrangeiros com uma expressão alegre.